Começa na próxima segunda-feira, 2/5, a APAS 2016 - Feira e Congresso de Gestão Internacional. O evento reúne representantes de toda a cadeia de alimentos do País para apresentar as últimas tendências do autosserviço, além de estimular negócios e parcerias entre fornecedores e supermercadistas. Realizada pela Associação Paulista de Supermercados, a Feira está em sua 32ª edição, e acontece até 5 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo.
O evento traz este ano o tema Perspectivas e Oportunidades, o objetivo é antecipar os desafios e prever o momento oportuno. "Em tempos de economia estabilizada ou oscilante, são as perspectivas e as oportunidades que farão a diferença no crescimento de cada negócio ou investimento. Acreditamos que, para traçar o caminho do empreendedorismo é preciso se manter atento, antecipar os desafios e prever as oportunidades", destaca o Presidente da APAS, Pedro Celso.
A Feira de negócios contará com 65 mil metros quadrados de área de exposição, na qual mais de 600 expositores nacionais e internacionais apresentarão novidades em produtos e serviços do varejo. Os organizadores estimam uma geração de cerca de R$ 6 bilhões em negociações durante o evento.
A palestra inaugural, no dia 2 de maio, às 12h, será realizada por Marcos Troyjo, diretor do Centro de Estudos sobre Brasil, Rússia, Índia e China (BRICLAB), da Columbia University - NY, e fará parte do tema "Mega Tendências: Os grandes desafios empresariais do Brasil". A mediação será feita por Mariana Godoy, renomada jornalista, que hoje apresenta um programa de entrevistas na Rede TV.
A solenidade de abertura do evento está marcada para o dia 2/5 às 14h. O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada, irá participar do evento.
Congresso
Paralelamente à feira acontece o Congresso de Gestão APAS 2016, com conferências, painéis e palestras de renomados especialistas brasileiros e internacionais, que falarão de importantes temas do setor: liderança, marketing, consumidor, gestão, desempenho, vantagem competitiva, sortimento, clientes, entre outros. A programação estará dividida em quatro auditórios temáticos: Marketing, Capital Humano, Tecnologia, Estratégia e Gestão e Comercial. Dentre os palestrantes, estão conhecidos nomes do mercado, Mário Sergio Cortella, Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, e Sonia Hess, da Dudalina, entre outros.
O evento também oferece um espaço - Arena do Conhecimento - com palestras gratuitas voltadas às equipes operacionais supermercadistas como, por exemplo, palestras de FLV (Frutas, Legumes e Verduras), Açougue, Padaria, entre outros, com o objetivo de melhorar o dia a dia das equipes. Serão quatro dias de palestras com acesso gratuito aos inscritos no evento. A Arena do Conhecimento possui capacidade para 90 pessoas por palestra e não existe sistema de inscrição, por isso chegar com antecedência é fundamental.
Coletiva de imprensa
No dia 2 de maio, primeiro dia da APAS 2016, às 10h, acontece a coletiva de imprensa do evento, com apresentação da já tradicional pesquisa sobre o setor supermercadista e tendências do consumidor, que será realizada pelo presidente da APAS, Pedro Celso, o diretor de Economia e Pesquisa da entidade e o gerente do departamento, respectivamente, Dinis Dias e Rodrigo Mariano; além do presidente da ABRAS, Fernando Yamada; e profissionais da Nielsen e Kantar, parceiras da entidade na elaboração do material.
Novidades
Uma das novidades deste ano é a iniciativa Conexões de Negócios, proporcionada pela ferramenta Match Making. Trata-se de um programa gratuito disponibilizado no site do evento e que vai permitir o agendamento on-line de reuniões entre expositores e visitantes. A ação inédita vai auxiliar na concretização de negócios e permitir maior visibilidade dos expositores junto aos visitantes. Também haverá na feira cinco espaços para a Área de Conectividade, onde será possível conectar-se à internet por wi-fi livre e carregar celulares e equipamentos.
Prêmio stand show APAS
Realizado pela APAS, em parceria com a POPAI Brasil (The Global Association for Marketing at Retail), o Prêmio Stand Show APAS 2016 irá premiar no evento 36 empresas, três em cada categoria, nas classificações Pequeno Porte, Médio Porte, Grande Porte e Megaestande. As categorias são: Melhores Ações Promocionais, Melhores Exposições, Melhores Estandes e Melhor Estande Sustentável da Feira APAS. Essa premiação, que já é uma tradição na feira, tem o objetivo de incentivar os expositores que se esforçam para ter os melhores espaços.
Clique aqui para mais informações do evento.
Redação Portal ABRAS