Crise, retração e queda de vendas. São palavras que estão no cenário econômico brasileiro há mais de um ano e que refletem em muitos setores do País, inclusive o de supermercados. Entretanto, a realização de feiras do setor é a chance de muitos fornecedores apresentarem novos produtos e fecharem contratos. Exemplo disso, é a SuperBahia 2016 - 7ª Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados, Padarias, Restaurantes e Distribuidores, que encerra hoje, 15 de junho, na Arena Fonte Nova. O encontro tem a previsão de movimentar cerca de R$ 250 milhões, em novos negócios.
De acordo com Juliana Demberi, coordenadora de produtos da JBS Carnes, a SuperBahia traz sempre excelentes resultados para a marca Friboi, por ser referência para os varejistas de todo o estado, onde aproveitam o evento para estreitar o relacionamento com os fornecedores. “É o momento realmente de fazer uma negociação, de conhecer realmente de perto os clientes, conhecendo os seus problemas e anseios e, juntos, discutir e encontrar a melhor alternativa para ambas as partes. Isso traz um entendimento melhor para os dois lados e o resultado disso é aumento nas vendas”, explica. Carnes, patês e embalagens são itens que estão à disposição para os varejistas baianos. “Além dos tradicionais cortes da Friboi, a marca apresentará as novas linhas Reserva Friboi, uma carne mais selecionada e com cortes diferenciados, que é contextualizada com um apelo moderno e voltado para o público antenado, que procura tornar simples momentos em ocasiões especiais”, revela Demberi.
Ao oferecer linha de bandejados, linguiças de frango, filé de polaca marca própria, dentre outros produtos, a empresa Mauricéa vai aproveitar a participação na SuperBahia 2016 para lançar a nova linha IQF (Índice de qualidade de fornecimento), além de expor novidades na linha de pescado marca própria para o pequeno e médio varejo. “Não iremos nos curvar diante desse obstáculo o qual intitulamos de “crise”, nosso lema é retroceder nunca, avançar sempre, a palavra de ordem será “inovação”, afirma Ronaldo Gama, gerente comercial da Mauricéa Alimentos – BA. Ele revela que essas feiras representam 15% de todo o faturamento anual. “Além de estreitar o canal de comunicação com os nossos atuais parceiros, vamos divulgar nossa marca e produtos. Temos como foco principal prospectar novos parceiros ampliando assim nossa carteira de clientes”, diz.
Para João Cláudio Nunes, presidente da Associação Bahiana de Supermercados (ABASE), entidade organizadora da SuperBahia, a convenção é uma excelente oportunidade para os supermercadistas se qualificarem através das palestras, estreitarem relacionamentos, além de alavancar os negócios. “Estamos na sétima edição, que tem a previsão de movimentar R$ 250 milhões. Bons contratos serão firmados e isto é o resultado de se enxergar em meio à dificuldade. Nas últimas seis edições conseguimos acumular o montante de R$ 1 bilhão em negócios concretizados”, afirma.
Fonte: Assessoria de Imprensa ABASE/Portal ABRAS