Workshop RAMA reuniu supermercadistas, produtores e fornecedores em Natal (RN)
O Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) conquistou resultados importantes no controle de agrotóxicos no Rio Grande do Norte (RN). Até maio foram rastreados 80,4 toneladas de frutas, verduras e legumes (FLV) no estado.
Desde a implantação no RN, em 2012, foram realizadas 206 amostras, que registraram 71% de conformidade, de acordo com a Paripassu, empresa gestora do programa. Os dados foram coletados de 36 fornecedores participantes do RAMA, que representam 293 origens produtoras na região.
O RAMA foi implantado no estado com o apoio da Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN), e atualmente conta com oito redes participantes: Boa Esperança, Bom dia, Makro, Nordestão, Praias Belas/Favorito, Rebouças, Super Show e Supercop.
Workshop RAMA
Para debater os avanços do controle do uso de agrotóxicos no RN, a ASSURN organizou workshop no dia 15 de junho, em Natal (foto ao lado). O evento foi coordenado pelo presidente da entidade, Edmilson Marques Silva, e contou com palestras ministradas pelo diretor da PariPassu, Giampaolo Buso, sobre os conceitos do RAMA e os resultados do programa no Brasil (clique aqui) e no Rio Grande do Norte.
"Os nossos associados já conhecem o programa por meio de palestras realizadas pela Associação e em reuniões das Redes, onde sempre colocamos o assunto rastreabilidade em pauta, mas são nesses encontros que eles aprimoram seus conhecimentos, tiram dúvidas e se preparam melhor para atender com mais segurança os clientes/consumidores", destaca o presidente da ASSURN, Edmilson Marques Silva.
O evento contou com a presença de supermercadistas, fornecedores, produtores, representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA-RN), do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (IDIARN) e da Coordenação de Vigilância em Saúde da prefeitura de Natal (COVISA).
Redação Portal ABRAS