* Roberto Nunes
| |
Painel "Reconstruindo o Brasil no 36º Enacab, em São Paulo
|
Com mediação do jornalista da TV Bandeirantes, Ricardo Boechat e palestra do economista José Eduardo Giannetti da Fonseca, participaram do Painel "Reconstruindo o Brasil", o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada; o presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), José do Egito; o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro; o deputado federal e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Laércio Oliveira; o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Ricardo Coelho. O painel, que abordou as perspectivas de desenvolvimento econômico brasileiro para os próximos anos, aconteceu hoje, 9/8, em São Paulo, no segundo dia do 36º Encontro Nacional da Cadeia do Abastecimento (Enacab), promovido pela ABAD.
O economista Eduardo Giannetti destacou em sua palestra que a economia brasileira está dando sinais de recuperação. "Importantes fatores indicam que o País iniciou uma trajetória de crescimento, que se acentuará nos próximos anos", ressalta. Para ele as principais ações que estão, aos poucos, trazendo otimismo aos empresários e investidores são a reformulação da equipe econômica do governo, que conta com a confiança do mercado, e o programa econômico proposto por essa nova equipe.
Outro ponto positivo destacado por Giannetti é a enorme oferta de capital físico e humano que está ocioso e pronto para entrar em ação, conforme a economia for se recuperando. "Vale ressaltar, no entanto, que essas perspectivas positivas podem ser afetadas pelos desdobramentos políticos que investigações, como a Lava Jato, podem trazer em um futuro próximo", lembrou.
Após a palestra de Gianetti, cada membro da mesa opinou sobre as perspectivas futuras do País. O presidente da ABRAS, Fernando Yamada, falou sobre os desafios para o crescimento do setor supermercadista e de todo o Comércio e sobre a importância da representatividade parlamentar. "Acreditamos que os indicadores econômicos estão melhorando, tanto que o setor deve crescer 0,4% este ano e 1,5% em 2017", afirmou.
*Roberto Nunes é repórter da SuperHiper, publicação da ABRAS