O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) foi homenageado na noite de terça-feira (16) na abertura do 28º Congresso da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). "Nossa homenagem sincera ao presidente Fernando Yamada pela idealização e pelo excelente trabalho exercido como primeiro coordenador da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS)", disse Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, ao ler os dizeres da placa entregue a Yamada. A cerimônia ocorreu no Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília, e contou com a presença de empresários, chefs e autoridades no maior evento nacional de alimentação fora do lar.
Yamada rompeu o protocolo de entrega da honraria e chamou ao palco todos os presidentes da UNECS. "Nós trabalhamos juntos, sem egos, e com afinco, e já fizemos importantes conquistas. Hoje, a UNECS faz um trabalho forte, maduro, que dará muitos frutos no futuro. Vamos continuar unidos e apoiando a Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendorismo. Essa homenagem é de todos nós", disse.
Com essa atitude, os presidentes da UNECS se uniram a Yamada e foram aplaudidos por todos os presentes (foto). Além da Abrasel e da ABRAS, fazem parte da UNECS, a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores(ABAD), a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a Associação Nacional de Material de Construção (Anamaco) , e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas(CNDL).
Potência
No discurso de abertura da cerimônia, Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, afirmou que o "Brasil é uma potência em transformação", tema do evento, e aproveitou o momento olímpico para derrubar a crença de que o país seria incapaz de sediar um evento esportivo de grandes proporções. No entanto, lembrou que "não podemos mais adiar as soluções para nossas mazelas", revelando muitos problemas que empresários do setor de bares e restaurantes do Rio de Janeiro tiveram para empreender, o que poderia ser evitado caso a lei do Trabalho Intermitente estivesse aprovada.
Solmucci defendeu a simplificação no empreender e a redução e desburocratização do estado. Também foram mencionadas como necessidades importantes as reformas tributária e da previdência.O presidente da Abrasel lembrou, ainda, da importância do apoio do Sebrae. "Nosso país precisa de líderes e gestores com visão mais ampla."
Entre as autoridades presentes, o ministro interino do turismo Alberto Alves, concordou com Somucci e em seu discurso afirmou: "Com certeza até o final teremos uma solução para a questão do Trabalho Intermitente. "Acreditem, somos parceiros para discutir os gargalos de cada segmento do setor", complementou.
O presidente da Frente do Comércio e Serviços, deputado Rogério Marinho, também defendeu a aprovação da lei do Trabalho Intermitente em seu discurso e disse que está trabalhando para que ela ocorra. "Há uma necessidade de elasticidade desse volume de mão de obra e hoje há um vácuo jurídico em relação a esse projeto específico para garantir o estímulo ao crescimento e, ao mesmo tempo, dar garantias jurídicas a empresários e trabalhadores", ressaltou.
Programação do evento
O ciclo de palestras e debates do 28º Congresso da Abrasel ocorrerá nesta quarta (17) e quinta-feira (18), no Centro Universitário Iesb (L2 Sul, Quadras 613/614). Com o tema "Potência em Transformação", serão discutidos conteúdos como alimentação fora de casa, novas tecnologias para o setor, políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento do segmento e empreendedorismo.
Redação Portal ABRAS