O setor supermercadista brasileiro registrou um índice de 2,26% de perdas em 2015, o que representa em torno de R$ 6,19 bilhões em quedas anuais, de acordo com a 16ª Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros, apresentada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) que reuniu empresários e executivos da cadeia de alimentos, em São Paulo. Dentre as principais causas de perdas registradas em 2015 pelas 302 redes supermercadistas participantes estão: quebra operacional, furtos externos, furtos internos, erros administrativos, fornecedores e erros de inventário.
Perda por Categoria
Os artigos que mais sofreram perdas foram doces em geral (25%), bebidas alcoólicas e bebidas em geral (22%), carnes (14%), seguido de perfumaria (9%) e desodorantes (9%), laticínios (6%), lâminas de barbear (6%), chip de celular (5%) e brinquedos (4%). Em relação às atividades adotadas para a prevenção de perdas citadas pelos supermercadistas estão: treinamento para colaboradores, definições das metas de perdas, controles e planos de ações, introdução dos processos mais cuidadosos no recrutamento e seleção e comunicação de prevenção de perdas.
Fonte: Giro News