*Roberto Nunes, de Porto Alegre
Gerente executivo da AGAS, Francisco Schimidt Workshop Gestão de Categoria no RS
Mais de 150 supermercadistas gaúchos estão reunidos hoje (13), em Porto Alegre (RS), para discutirem todos os princípios, desafios e benefícios que envolvem o processo de gerenciamento por categoria. O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), que levou ao Sul do País a série de workshops Gestão de Categoria - mais agilidade e comodidade para o consumidor.
Na abertura do evento, o gerente executivo da AGAS, Francisco Schimidt, destacou a importância de o supermercadista entender o que o consumidor procura dentro da loja e, assim, suprir essa necessidade e expectativa de compra. "Oportunidades como essa nos ajudam a melhorarmos nossas operações para que possamos atender melhor e vender mais", observou Schimidt.
A primeira palestra do dia foi realizada pela diretora da Connect Shopper, Fátima Merlin, que trouxe aos presentes diversas referências em releção à implentação do processo de GC nas lojas. Na ocasião, ela fez um importante alerta de que o GC não se resume à exposição, uma vez que há um grande trabalho de base, como organizar o cadastro de produtos e definir o papel das categorias, antes de chegar na gôndola.
"Definir o papel da categoria é crucial para a loja, é isso que vai determinar o tamanho do sortimento, a estratégia de precificação e a política de promoções, dentre outras providências. Vale lembrar que 80% do GC vem antes da exposição", observou a especialista.
No total, oito palestras fazem parte do workshop de Porto Alegre, que segue até as 16h, dentre os tema apresentados estão: A importância do cadastro para gerenciamento de categorias (GS1 Brasil), Geração de valor através do desenvolvimento de categorias - categoria de cafés (Nestlé), Otimizando a categoria das cervejas com o gerenciamento de categorias (Heineken), Desvendando a shopper e gerando insights para o desenvolvimento da categoria de cuidado infantil (Johnson & Johnson), Otimizando o setor de higiene, saúde e beleza do supermercado (Coty), Oportunidades de crescimento nos formatos de vizinhança (Barilla), Gerenciamento de categoria - da teoria à pratica (Cencosud).
Da AGAS estavam presentes no evento: o vice-presidente Augusto De Césaro, o diretor do Comitê de Capacitação e Comitê Jurídico Ezequiel Stein, o diretor financeiro Paulo Pfitscher, o representante regional na cidade de Montenegro, Marili Mombach; além do presidente da Redecen, Mário Viezzer; do presidente da Rede UniSuper, João Carlos Ligabue e do diretor do Supermercado Gecepel, Paulo Fernando Pfitscher.
A cobertura completa do workshop estará disponível na edição de outubro da revista SuperHiper.
*Roberto Nunes Filho, é repórter da revista SuperHiper, publicação oficial do setor supermercadista.