* Roberto Nunes
Em palestra realizada durante a 50º Convenção Abras, em São Paulo, o presidente da rede de supermercados 7-Eleven, Sean Thompson, revelou que 80% dos norte-americanos já consideram que os produtos de marca própria entregam a qualidade desejada. “Antes, as marcas próprias eram desvalorizadas e vistas como marcas genéricas pelos consumidores. Hoje, no entanto, as pessoas as enxergam como um item exclusivo da loja, especialmente entre os integrantes das novas gerações”, relatou Thompson. “Esse é um movimento que pode também acontecer em outros países.”
A 7-Eleven nasceu nos Estados Unidos e, hoje, opera no sistema de franquias. São quase 60 mil lojas em todo o mundo, concentradas, especialmente, na América do Norte, Ásia e Oceania. A companhia tem mais lojas do que empresas consagradas, como McDonald´s, Subway e Starbucks, e atendem 51 milhões de clientes por dia.
Na ocasião, Thompson também apresentou tendências de consumo nos Estados Unidos que estão bastante alinhadas com as atuais movimentações observadas no Brasil, caracterizadas por um consumidor cada vez mais conectado, exigente e com cada vez menos tempo. “Hoje, o cliente também se alimenta de forma diferente, buscando equilibrar saúde com praticidade. Outra questão que enfrentamento é o aumento da urbanização e a diversidade humana. Em um raio de um quilômetro, é possível encontrar diversos perfis de pessoas, com gostos e necessidades variadas”, destacou. “É por isso que locais diferentes devem ter lojas diferentes.”
A cobertura completa desta palestra estará disponível na edição de dezembro da Revista SuperHiper.
* Roberto Nunes, especial para revista SuperHiper