Na oportunidade será divulgado aos participantes o balanço do terceiro trimestre do programa. A apresentação será realizada pelo superintendente da ABRAS e responsável pelo RAMA, Marcio Milan, em parceria com o delegado da Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN), Eugênio Pacelli, e com o gerente da PariPassu, Guilherme Fumagalli, que faz a gestão técnica do programa.
"Os resultados obtidos pelo Programa RAMA contribuem para a segurança alimentar dos consumidores. Quando são encontrados irregularidades que podem causar riscos para a saúde, uma das medidas tomadas é atuar imediatamente com um Plano de Correções com ações educativas e de boas práticas da cadeia produtiva", afirma Milan.
Eugênio Pacelli destaca o orgulho do Estado do Rio Grande do Norte ter sido o primeiro do Nordeste a aderir ao Programa RAMA, e afirma que é necessário mais informações aos supermercadistas e produtores sobre as vantagens da adesão para o setor. "No estado tivemos uma boa aceitação do RAMA que, inclusive, já está em algumas redes. Com esse evento, nosso objetivo é que as empresas, principalmente do interior do Rio Grande do Norte, conheçam o programa e as boas práticas na produção."
Números
O Programa RAMA foi criado pela ABRAS em 2012, com o objetivo de verificar se os alimentos comercializados pelos supermercados apresentam agrotóxicos autorizados em níveis de resíduos dentro dos Limites Máximos (LMR) estabelecidos pela ANVISA. De abrangência nacional, o programa conta hoje com a participação de 40 varejos (que representam mais de 20% das vendas totais de FLV comercializados pelo setor no Brasil). Atualmente, conta com três associações estaduais atuantes: Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), Associação Sergipana de Supermercados (ASES) e Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN). No total, são 81 produtos monitorados (dos 290 rastreados) constantemente.
O Programa RAMA conta com a parceria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Mais informações sobre o RAMA: ww.abras.com.br/rama
Redação Portal ABRAS