O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) disponibilizou a versão atualizada (12/2016) das Normas de Classificação da Produção Integrada de Citros de Mesa, com inserção de produtos que atendem a legislação brasileira, e que são permitidos nos principais países importadores de produtos cítricos.
O conteúdo tem o objetivo de minimizar o uso de agrotóxicos no cultivo dos citros, assegurando uma produção agrária sustentável, garantindo, assim, a qualidade dos produtos que chegam ao consumidor.
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) tem participado de reuniões com representantes do governo federal e estadual, e também com empresários e produtores da cadeia de citros no Brasil para acompanhar o alinhamento dos conceitos de Produção Integrada* e suas vantagens.
Para o superintendente da ABRAS, Marcio Milan, que participa das reuniões, as normas são muito importantes para auxiliar todos os envolvidos na gestão da cultura citros. "É preciso melhorar os resultados nas análises realizadas pela Anvisa. E, somente com uma padronização da classificação, que deve ser utilizada por todos os produtores, é que conseguiremos alcançar esse objetivo e oferecer aos clientes de supermercados produtos melhores e mais seguros para o consumo."
Produção Integrada*
Dentre vários conceitos, pode-se dizer que a Produção Integrada é um sistema de exploração agrária que produz alimentos e outros produtos de alta qualidade, mediante o uso de recursos naturais e de mecanismos reguladores para minimizar o uso de insumos e contaminantes.
Clique aqui para acessar as Normas de Classificação de Citros de Mesa atualizada.
Clique aqui para conhecer Ações e Parcerias da Produção Integrada de Citros.
Redação Portal ABRAS