Apesar da crise, dados da Abras apontam alta real de 1,58% nas vendas. Bom desempenho de dezembro ajudou no resultado
SÃO PAULO - Apesar da grave crise econômica e do elevado desemprego, as vendas do setor de supermercados apresentaram crescimento real (já descontada a inflação medida pelo IPCA) de 1,58% no ano passado em relação a 2015, mostra o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado nesta segunda-feira.
O bom desempenho do setor foi favorecido pelo desempenho das vendas em dezembro, que avançaram 20,89% em termos reais ante o mês anterior, e 2,23% na comparação com dezembro de 2015. No acumulado do ano, as vendas dos supermercados cresceram nominalmente 10,44%.
— O resultado acumulado foi um pouco acima das nossas expectativas finais para 2016, impulsionado principalmente pelas compras de Natal e réveillon — observou João Sanzovo Neto, presidente da Abras, completando: — O ano não foi dos melhores para o setor, mas conseguimos fechar com um número satisfatório. Sabemos que 2017 ainda não será muito fácil, por isso, revisamos nossa previsão de crescimento para 1,3%.
Fonte: O Globo