Os supermercados brasileiros fecharam 2016 com alta de 1,58% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2015, aponta o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Em dezembro, o crescimento foi de 20,89% na comparação com novembro e alta de 2,23% em relação ao mesmo mês do ano de 2015. Os números já levam em consideração o desconto da inflação do período.
“O resultado acumulado foi um pouco acima das nossas expectativas finais para 2016, impulsionado principalmente pelas compras de Natal e Réveillon. O ano não foi dos melhores para o setor, mas conseguimos fechar com um número satisfatório”, destaca o presidente da Abras, João Sanzovo Neto.
Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram alta de 21,26% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a dezembro do ano anterior, alta de 8,66%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 10,44%.
Para 2017, a entidade demonstra cautela. “Sabemos que 2017 ainda não será muito fácil, por isso, revisamos nossa previsão de crescimento para 1,3%. Ainda temos 11 meses pela frente e muito trabalho, mas acreditamos que as oportunidades existem, e precisamos manter o otimismo”, explica.
No mês de dezembro, os valores da cesta de produtos, pesquisada pela GfK e analisada pela Abras, registrou alta de 0,50%, passando de R$ 480,69 para R$ 483,10. Já no acumulado do ano, de janeiro a dezembro, a cesta apresentou alta de 10,03%.
Fonte: Fashion NetWork