Centro conta com tecnologia de ponta para assegurar seleção dos melhores frutos às prateleiras dos supermercados
Uma das principais produtoras e distribuidoras de tomates do país, a Trebeschi, acaba de inaugurar um novo packing house - ou unidade de beneficiamento - no município de Lebon Régis, no oeste de Santa Catarina. O centro será responsável pela distribuição de frutos a todo o Brasil e a alguns países da América do Sul, com a utilização das tecnologias mais modernas para o controle de qualidade. A empresa já conta com um packing house em Araguari (MG) e pontos de distribuição no Ceagesp, em São Paulo (SP).
“Rastreamos nossos frutos desde a colheita até a entrega aos supermercados. Eles são classificados eletronicamente de forma rigorosa e embalados de maneira a atender diferentes públicos e exigências. Depois de passar pelo packing house, são transportados sob refrigeração, garantindo qualidade em todo o ciclo”, explica Edson Trebeschi, presidente da companhia.
“A escolha pelos melhores frutos começa já na plantação, desde a seleção das sementes até a semeadura em viveiros automatizados. Em um segundo momento, a produção conta com acompanhamento técnico para utilizar os recursos naturais de forma otimizada e sustentável, priorizando a segurança do alimento”, complementa Edson.
Na unidade de beneficiamento, os frutos são analisados por máquinas importadas, que realizam classificações por sensores de fotocélulas capazes de identificar 120 tonalidades diferentes de cores. “A Trebeschi é auditada pelas principais redes de varejo brasileiras, que exigem o mais alto padrão de qualidade. O processo para garantir a escolha dos melhores frutos inclui o trabalho de uma equipe técnica experiente, além da estratégia de possuir plantações espalhadas em diferentes regiões do país, de forma a amenizar ricos climáticos e sempre garantir excelentes colheitas”, acrescenta Edson.
O zelo pela segurança do alimento fez com que Edson Trebeschi fosse o primeiro produtor a receber o prêmio Rama (Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos), proposto pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados), projeto focado no monitoramento e rastreabilidade de frutas, legumes e verduras (FLV), controlando a quantidade de agrotóxicos utilizados. Vencedor da premiação em 2016, o presidente da Trebeschi concorre novamente à honraria em 2017.
Fonte: JE Online