Dia Mundial do Consumidor: conquistas e desafios

Leia em 3min 40s


 

 

 

O Dia Mundial do Consumidor, comemorado hoje (15), é um importante marco na luta pelos direitos do cidadão nas relações de consumo no mundo. No Brasil, todos os anos a data traz à tona discussões sobre a importância do Código de Defesa do Consumidor, que está comemorando 26 anos de existência, e foi responsável pelo reconhecimento da vulnerabilidade de todo o consumidor no País.

 

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, fala da comemoração para o setor. "Todos os dias, milhões de pessoas entram nos supermercados de todo o Brasil. Nossa orientação é para que as lojas, por meio de seus colaboradores, trabalhem sempre de forma legal, respeitando os nossos consumidores, preservando a dignidade, a segurança, e a transparência das informações. A criação do Código de Defesa do Consumidor veio da pressão da sociedade, e esta é fundamental também na cobrança do cumprimento da lei", declara.

 

Para a coordenadora executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), Elici Bueno, a data tem grande significado. "Lembra-nos o direito do consumidor de ser ouvido na elaboração de políticas públicas, o direito a produtos seguros que não atentem contra a vida e a saúde, o direito à informação, inclusive na propaganda e, finalmente, o direito à escolha, incluindo o combate a monopólios, oligopólios e a defesa da concorrência."

 

Código
O Código de Defesa do Consumidor é uma lei que trata das relações de consumo em todas as esferas: civil, definindo as responsabilidades e os mecanismos para a reparação de danos causados; administrativa, definindo os mecanismos para o poder público atuar nas relações de consumo; e penal, estabelecendo novos tipos de crimes e as punições para os mesmos, de acordo com o IDEC. (Clique aqui para ver o Código na íntegra).

 

"Já conseguimos bastante avanços com o Código, principalmente em relação à informação, à publicidade, e à troca de produtos. Hoje, temos mais diálogo e conscientização de todos os setores, que passaram a entender que essa relação de respeito de consumidores e fornecedores depende do mercado, do Estado e do próprio consumidor", destaca o presidente do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Ricardo Morishita Wada.

 

O superintendente da ABRAS, Marcio Milan, ressalta a força das conquistas em comparação com anos anteriores. "Em um passado próximo, o consumidor não era visto com muita importância, e foi vítima de enganos nas relações de consumo. Devido ao surgimento do Código de Defesa do Consumidor e órgão de defesa do consumidor, esta situação se modificou. Mesmo que a relação entre consumidor e fornecedor ainda não seja perfeita, vale lembrar que hoje existe uma consciência crescente desses em relação aos seus direitos".

 

Como agir

O respeito ao Código de Defesa do Consumidor vem da conscientização da sociedade, de acordo com o presidente do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Ricardo Morishita Wada. "O consumidor tem um papel muito importante quando toma a decisão de compra. Quando ele premia bons fornecedores está dando sentido para aquele que está fazendo a coisa certa, é preciso estar ciente que não só a reclamação, incentiva o respeito à sociedade".

 

Wada destaca ainda que quando um consumidor se sentir lesado, a primeira coisa que deve ser feita é sempre tentar negociar com a empresa. É importante tentar dialogar com o próprio fornecedor. Hoje, muitas empresas já têm ouvidorias para prestar esse serviço, e somente se não conseguir um retorno devido, é indicado procurar um órgão de defesa do consumidor, como o Procon, por exemplo."

 


História

O Dia Mundial do Consumidor é comemorado em 15 de março, porque foi nesta data, em 1962, que o então presidente dos EUA, John Kennedy, encaminhou ao Congresso americano uma proposta de regime que estabeleceu direitos básicos dos consumidores norte-americanos. Em um discurso histórico, ele enfatizou que todo e qualquer consumidor teria direitos à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido, e todo esse conjunto de direitos foi acolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1985.

 

 


Redação Portal ABRAS


Veja também

Procon promove palestra sobre direitos básicos do consumidor no dia 28/3 em SP

A Fundação Procon promove no próximo dia 28/3, a partir das 9 horas, a palestra Direitos Bás...

Veja mais
Supermercados de Curitiba já estão cheios de ovos de chocolate

  Otimismo com a Páscoa 2017 não é total, mas há fatores que animam o mercado neste an...

Veja mais
Comitê Jurídico ABRAS promove reunião em São Paulo

O Comitê Jurídico ABRAS realizou sua Reunião Ordinária Mensal hoje (14/3) na sede da entidade...

Veja mais
Comitê Jurídico ABRAS promove reunião em São Paulo

O Comitê Jurídico ABRAS realizou sua Reunião Ordinária Mensal hoje (14/3) na sede da entidade...

Veja mais
Membros da UNECS se reúnem amanhã em Brasília

Amanhã (15/3), a partir das 8 horas, os empresários que compõem a União Nacional das Entidad...

Veja mais
Presidente da ABRAS participa de reunião com ministro das Relações Exteriores

Da esp.p/dir. João Sanzovo, Aloysio Nunes, João Carlos Devens, Alexandre Seabra   ...

Veja mais
Entidades e Ministério da Agricultura unem-se em favor da segurança dos alimentos e do consumidor

Plano de Produção Integrada Agropecuária Brasil (PI Brasil) define uso consciente de defensivos agr...

Veja mais
Chocolate fica 3% mais caro e empresários estão menos otimistas para a Páscoa

Os empresários paranaenses não estão muito otimistas em relação às vendas de P...

Veja mais
FLC é líder em vendas pelo 4º ano consecutivo

Marca foi premiada pela revista SuperHiper em parceria com NIELSEN, na categoria Lâmpadas   Pelo quarto ano...

Veja mais