São Paulo - Os supermercados do país registraram queda real de 1,40% nas vendas no primeiro trimestre deste ano, em relação a igual período do ano passado. O dado, que desconta a variação da inflação no período, foi divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Apenas no mês de março, a redução real de vendas foi de 3,87% sobre igual mês de 2016.
Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram alta de 4,75% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a março de 2016, alta de 0,56%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 3,45%.
Em comunicado, o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, afirmou que o desempenho sofreu impacto de um fator sazonal relacionado à Páscoa - que no ano passado foi comemorada em março e neste ano, em abril.
"Neste ano, as vendas da data se concentraram em abril, o que impulsionou o resultado negativo. Embora o país ainda esteja passando por um momento econômico difícil, com elevação da taxa de desemprego, o que reflete nas vendas, acreditamos em uma recuperação nos próximos meses, e mantemos nossa previsão de 1,30% de crescimento para o ano", afirmou Sanzovo, na nota.
Em valores nominais, as vendas do setor supermercadista tiveram leve aumento de 0,56% em março, na comparação com o mesmo mês de 2016. No primeiro trimestre, a alta nominal é de 3,45%.
Luciana Marinelli
Fonte: Valor Econômico