Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, durante discurso no jantar Premiação 20 maiores empresas supermercadistas do Brasil
A Associação Brasileira de Supermercados realizou ontem (1/5) jantar de divulgação oficial da 40ª Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper, que traz um panorama do setor supermercadista brasileiro, responsável por um faturamento de R$ 338,7 bilhões, em 2016.
O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, ressaltou em seu discurso, na abertura do evento, a força da pesquisa para o setor. "A informação é crucial para melhorarmos as nossas operações e os nossos resultados. O Ranking ABRAS/SuperHiper apresenta dados detalhados da nossa atividade, e nos ajuda a conhecer melhor nossa área de atuação e a traçar novas estratégias para melhorarmos nossa competitividade".
Sanzovo falou ainda dos desafios que o setor enfrentou em 2016. "Passamos por muitas turbulências, vivemos um dos mais instáveis momentos políticos e econômicos dos últimos tempos. O ano passado exigiu muita determinação e persistência de todos os empresários supermercadistas para buscar melhores resultados, e foi preciso esforço e criatividade para mantermos nossas vendas ativas e alcançarmos esses
R$ 338,7 bilhões de faturamento."
Na oportunidade, o presidente ressaltou ainda as prioridades do setor supermercadista para 2017. "Precisamos avançar em demandas que, se aprovadas, poderão contribuir para a retomada do crescimento econômico como a modernização das leis trabalhistas, que inclui o trabalho intermitente e outros avanços. Já tivemos uma grande vitória na Câmara, mas ainda falta aprovação do Senado e sanção presidencial. Precisamos também da simplificação do sistema tributário, e do reconhecimento dos supermercados como atividade essencial."
O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB-SP), participou do evento; ele que é também empresário do ramo varejista, falou em seu discurso da importância da Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper no fortalecimento do setor, e destacou a Reforma Trabalhista como prioridade para o País. "Os congressistas não estão tirando direitos, e sim estão garantindo um futuro melhor para a população do Brasil."
A necessidade da aprovação das reformas trabalhista e previdenciária também ganharam destaque no discurso do deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS), que é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo e presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência Social. "O Brasil tem jeito, temos que fazer com que as coisas boas aconteçam para todos nós. Precisamos e podemos viver em um País melhor."
Premiação 20 maiores
Durante o jantar Ranking ABRAS/SuperHiper, as 20 maiores empresas supermercadistas do País foram homenageadas com certificados entregues por dirigentes da ABRAS e patrocinadores parceiros do evento. Essas companhias foram responsáveis por um faturamento conjunto de R$ 180 bilhões em 2016. Clique aqui e confira a relação completa com todas as colocadas.
Pesquisa
Realizada há 40 anos, a Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper é elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade em parceria com a Nielsen, e é referência no setor supermercadista nacional e internacional.
De acordo com a pesquisa, o resultado alcançado no ano passado, R$ 338,7 bilhões, representou um crescimento nominal de 7,1% na comparação com a última pesquisa de 2015. Os números representam 5,4% do PIB brasileiro.
Além do faturamento, dentre os dados apurados na pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper com os supermercadistas estão: espaço físico, formato de loja, meios de pagamento, perdas, participação das diversas seções nas vendas totais e expectativa de investimento.
Lojas
O setor supermercadista fechou 2016 com 89 mil lojas, um total de 220,7 mil check-outs. No ano passado, empregou 1,8 milhão de funcionários diretos e 5,4 milhões de indiretos. "Nossos números nos mostram a força do setor de supermercados no abastecimento da população brasileira e a dedicação dos empresários na eficiência de suas operações", ressalta o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto.
Tendências
No jantar Ranking ABRAS/SuperHiper, a executiva de Atendimento de Serviços de Varejo da Nielsen, Gabriela Benezra, fez a apresentação da metodologia da pesquisa, e falou das tendências de consumo pós-crise econômica, com consumidores mais digitalizados e conectados, que pesquisam bastante antes da compra, e que estão voltados à saudabilidade e valorizando alimentos premium. "O cenário da crise é desafiador. O consumidor mudou o hábito de consumo e o varejo precisa acompanhar, e ir além das promoções, oferecendo mais vantagens para seus clientes - datas especiais, marca própria, programas de fidelidade, entre outros", ressaltou Grabriela.
Patrocinadores
O Jantar Ranking ABRAS foi patrocinado por importantes empresas do varejo nacional: GS1 Brasil (master), Nielsen e Unilever. E também contou com os apoiadores: Bombril, Compex, Mondelēz, Natural One e Queensberry.
A cobertura completa do evento estará na edição de maio da revista SuperHiper, publicação oficial do setor.
Redação Portal ABRAS