UNECS: Lei da Gorjeta entra entra em vigor em todo o Brasil

Leia em 2min 10s

Um dos principais pleitos da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), a nova lei da gorjeta (3.419/2017), entrou em vigor no sábado (13). A partir de agora, bares e restaurantes terão que distribuir os 10% arrecadados entre seus funcionários e uma parte dos valores será destinada ao pagamento de encargos trabalhistas.

 

A lei não torna obrigatória o pagamento da gorjeta, que continua sendo opcional e também não estabelece percentuais mínimos de cobrança. O restaurante fica livre para indicar uma taxa de serviço que seja menor ou maior que 10%. " Essa é uma grande vitória para o setor de comércio e serviços. A lei garante que o trabalhador vai receber pelo serviço e ainda garante os direitos trabalhistas", destaca o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro.


O texto estabelece primordialmente que a gorjeta é receita dos funcionários e deverá ser distribuída integralmente entre eles, segundo critérios definidos por acordos coletivos ou convenções. Para as empresas com mais de 60 funcionários, a lei prevê que seja instituída uma comissão de empregados para fiscalizar e acompanhar a regularidade e distribuição da gorjeta.


Além disso, a lei especifica que empresas que estão sujeitas ao modelo de tributação diferenciado (Simples) só poderão utilizar 20% do total para cobrir custos de encargos sociais. Os outros 80% devem ser redirecionados diretamente aos funcionários. Por outro lado, as empresas cujo modelo de tributação não é diferenciado podem utilizar até 33% do valor para a mesma finalidade.


Outra obrigação trazida pela nova lei é anotar na carteira de trabalho e no contracheque dos empregados o salário fixo e o porcentual das gorjetas. Apesar da gorjeta ser definida na nova lei como "remuneração" e não parte do salário, ela constitui atualmente até dois terços do total que um garçom, por exemplo, ganha no mês.
Caso a empresa não cumpra o que a lei estabelece aos funcionários, estará sujeita ao pagamento de uma multa que corresponde a 1/30 (um trinta avos) da média da gorjeta por dia de atraso.


UNECS

Criada em 2014, a UNECS é formada por sete das maiores instituições do Brasil da área do comércio e serviços: Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

 

 

Fonte: CNDL

 


Veja também

Avançam acordos setoriais da Política de Resíduos Sólidos

O Grupo Técnico de Trabalho Meio Ambiente (GTT-MA) da Confederação Nacional do Comércio de B...

Veja mais
Minas Gerais cresce no ranking da Abras

Minas Gerais é o segundo Estado com o maior número de representantes no ranking dos 50 maiores supermercad...

Veja mais
Presidente da ABRAS participa de reunião com ministro da Fazenda

  João Sanzovo, Henrique Meirelles, Pedro Celso (esq.p/dir.) O presidente da Associaç...

Veja mais
ABRAS participa de reunião na sede da CNC, em Brasília

O superintendente da Associação Brasileira de Supermercado (ABRAS), Marcio Milan, participa nesta sexta-fe...

Veja mais
Comitês da ABRAS e da APAS se reúnem em São Paulo

Os participantes dos Comitês Jurídico, Tributário e Laboral Sindical da ABRAS reuniram-se ontem (4/5...

Veja mais
ABRAS realiza Assembleia Geral Ordinária em São Paulo

   A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realizou Assembleia Geral O...

Veja mais
APAS Show reúne líderes do varejo em solenidade de abertura

      Pedro Celso, presidente da APAS João Sanzovo Neto, ...

Veja mais
Jantar Ranking ABRAS/SuperHiper é realizado em São Paulo

Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, durante discurso no jantar   Premia&cced...

Veja mais
APAS SHOW 2017 começa na próxima terça-feira

Começa na próxima terça-feira, 2/5, a APAS Show 2017 - Feira e Congresso de Gestão Internaci...

Veja mais