Tecnologia, educação e parcerias são estratégias para virar o jogo das perdas

Leia em 2min 30s

Bloco do Conhecimento, que encerrou manhã de debates do Workshop SuperHiper, propôs soluções para enfrentar essas questões

 

Por Giseli Cabrini

 

(da esquerda para a direita): Andrea (Coop), Pagiato (Danfoss) e Oliveira (Panasonic)

 

Tecnologia, educação e parcerias com fornecedores. Essas são as principais estratégias que supermercadistas têm à mão para virar a partida contra o prejuízo, segundo os participantes do Bloco do Conhecimento: "Mudando o Jogo das Perdas", que encerrou os debates da parte da manhã do Workshop SuperHiper "Perdas e Ganhos".


O workshop deu início à programação da 51ª edição da Convenção Abras 2017, na manhã desta terça-feira, 12 de setembro, no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP).
O engenheiro e responsável pela área comercial da Danfoss, Alex Pagiato, apresentou soluções tecnológicas inteligentes para reduzir custos com sistemas de frio alimentar, ar-condicionado e iluminação.
Cases apresentados pelo executivo mostram que, por meio do uso dessas soluções inteligentes, é possível reduzir em até 30% os gastos com energia elétrica.


Alinhada às discussões apresentadas na primeira parte do workshop, que destacaram o papel da educação como ferramenta de prevenção e combate a perdas e ao desperdício, a coordenadora de Educação Corporativa da Coop, Andrea Maia, falou sobre os projetos da instituição com essa temática. Por meio das iniciativas de educação corporativa, a Coop tem melhorado seu trabalho de prevenção de perdas. A capacitação e o engajamento de seus colaboradores têm ensejado ações bem-sucedidas de combate a diversas fontes de prejuízo.


Por sua vez, o gerente nacional de vendas da Panasonic, Alexandre de Oliveira, detalhou a importância da categoria para o setor supermercadista e destacou ações que podem ser promovidas em parceria com os fornecedores a fim de contribuir para a disseminação do conceito de que "pilha exposta é pilha vendida". Segundo ele, o confinamento de pilhas é um erro que pode surtir o efeito contrário e aumentar as perdas, uma vez que essa é uma categoria de compra por impulso e não planejada. Resumindo: se a pilha não estiver facilmente visível, no ponto de venda, ela gera ruptura.


Além disso, outro cuidado para evitar perdas, além da execução e da exposição no ponto de venda, recai sobre a escolha do mix. Atualmente, 92% da demanda do mercado brasileiro é composta por pilhas dos tipos AA e AAA, ou seja, pequenas ou palito.


A 51ª edição da Convenção Abras, que traz este ano o tema "Mudanças - Vamos Juntos!", acontece de 12 a 14 de setembro no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP). Durante três dias, os participantes contarão com palestras nacionais e internacionais, painéis e blocos do conhecimento, ministrados por renomados especialistas, além da 7ª edição da Exposição e Feira de Tecnologia Abras, que traz lançamentos e soluções para o varejo de alimentos.

 


Veja também

Perdas nos supermercados brasileiros equivalem a “empresa” que ocuparia o 5º lugar no Ranking Abras

Índice de perdas verificado em 2016 foi de 2,28% em relação ao faturamento bruto, ou seja, cerca de...

Veja mais
Educação é a principal ferramenta contra perdas e desperdício de alimentos na cadeia de abastecimento

Participantes do painel de abertura do Workshop SuperHiper destacam papel dos supermercados como agentes de conscientiza...

Veja mais
Supermercados registram R$ 7 bilhões em perdas em 2016

Coletiva de imprensa na Convenção ABRAS 2017   Presidente da ABRAS João Sa...

Veja mais
Cenário econômico impulsiona novas expectativas de consumidores e empresários

   Coletiva de imprensa na Convenção ABRAS 2017   O cenário eco...

Veja mais
Convenção ABRAS 2017 começa amanhã em Atibaia

  Começa amanhã (12) a 51ª edição da Convenção ABRAS no Bourbon Con...

Veja mais
ABRAS divulga perdas nos supermercados e Índice de Confiança do Supermercadista

      Na próxima terça-feira, 12 de setembro, às 11h30, a Associaçã...

Veja mais
51ª Convenção ABRAS traz Workshop SuperHiper - Perdas e Ganhos

   No primeiro dia da 51ª Convenção ABRAS, 12/9, das 9h às 18h, ser...

Veja mais
51ªConvenção ABRAS começa na próxima terça-feira em Atibaia

        De 12 a 14 de setembro, líderes supermercadistas de todo o Brasil estarã...

Veja mais
Convenção 2017 trará palestrantes internacionais da Sonae e Spar

  A 51ª Convenção ABRAS, que acontece de 12 a 14 de setembro, em Atibaia (SP), ...

Veja mais