Nabil Sahyoun, Paulo Solmucci, Romero Jucá, George Pinheiro e Jonas Alves
O Refis para a micro e pequena empresa voltou a ser assunto na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (20). Membros da UNECS, empresários, prefeitos e parlamentares participaram de um café da manhã promovido pela Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa (FPME), em Brasília, para discutir estratégias para pressionar o Congresso Nacional a derrubarem o veto do presidente Michel Temer ao programa. Café da manhã promovido pela FPME, em Brasília
Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae, destacou a importância do programa para a sobrevivência de boa parte dos pequenos negócios brasileiros, que estão à beira da falência em função das dívidas tributárias acumuladas no período da crise. "Quando se faz um refinanciamento, é para o dinheiro entrar, não para ele sair", destacou.
O presidente da Abrasel e da União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), Paulo Solmucci, afirmou ser importante e auspicioso ver essa movimentação a favor do Refis, pois a vida do micro e pequeno empresário que está na ponta tem sido muito difícil. Para ele, o refinanciamento das dívidas nada mais é que uma retribuição do governo a toda destruição que a economia sofreu nos últimos anos. "Não há melhor investimento nesse momento do que contribuir para o crescimento sustentável das MPE", finalizou.
A situação das MPE é preocupante. Precisamos dar subsídio para que elas se recuperem e continuem gerando emprego no Brasil. Vamos pressionar o governo para que o assunto entre na pauta do Congresso ainda esta semana", afirmou o presidente da CACB, George Pinheiro.
No Senado
Após o café da manhã, uma parte do grupo foi ao Gabinete do senador Romero Jucá (MDB-RR) pedir apoio. De acordo com deputado Jorginho Mello (PR-SC), presidente da FPME, Jucá, que é o líder do governo no Senado, declarou parceria e apoio à derrubada do veto.
Ainda esta tarde, o grupo vai ao Gabinete do presidente do Senado e do Congresso Nacional, Eunício Oliveira (MDB-CE), para pedir que o assunto entre na pauta de votações ainda esta semana.
Além de George Pinheiro, estiveram no encontro os presidentes da Federação das Associações Comerciais do Estado do Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves; da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Norte (Facern), Itamar Manso; da Federação das Associações Comerciais do Ceará (FACC), João Porto Guimarães; e da Federação Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (Faceb), Clóves Lopes Cedraz.
Pela UNECS, também participaram o presidente da CNDL, José César da Costa; da ABAD, Emerson Destro; e da ALSHOP, Nabil Sahyoun.
Redação Portal ABRAS, com informações da Assessoria de Comunicação da CACB