As vendas nos supermercados registraram crescimento real - descontada a inflação - de 2,69% em janeiro, na comparação com igual período de 2017, conforme dados da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras). Na comparação com dezembro, mês com elevada sazonalidade, houve retração de 21,44%.
Sem descontar a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), as vendas nos estabelecimentos foram 5,3% superiores em janeiro na comparação com igual período do ano passado, enquanto na variação com dezembro, caíram 21,21%.
"O resultado das vendas de janeiro foi bastante positivo em relação ao ano passado, que registrou no mesmo período alta de 0,09%. Os números mostram a retomada do crescimento de acordo com a previsão da Abras", disse João Sanzovo Neto, presidente da entidade, em nota à imprensa.
A associação reafirmou a previsão de que o faturamento do setor supermercadista avançará 3% neste ano.
Em janeiro, a cesta de produtos verificada pela consultoria GfK e pelo departamento de economia e economia da Abras teve alta de 0,46%, para R$ 451,10. A maior elevação ocorreu no Centro-Oeste (1,12%), e o Norte teve queda de 0,04%, na comparação com o mês anterior.
Fonte: Valor Econômico