Setor espera estabilidade nas vendas da Páscoa

Leia em 3min 10s

A Páscoa 2018 deverá registrar vendas no mesmo patamar do ano anterior para 50,0% dos supermercadistas que participaram do estudo elaborado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), divulgado hoje (1) pela entidade nacional.

 

O levantamento, apurado nas cinco regiões brasileiras de janeiro a fevereiro, aponta ainda que 32,9% dos empresários estão otimistas em relação à data, e projetam vendas superiores às estimadas em 2017 (no ano passado apenas 12,1% tinham essa percepção). No entanto, para 17,1% dos supermercadistas os resultados de 2018 serão inferiores aos apresentados no ano anterior.

 

As encomendas dos supermercados apontam para um crescimento nominal de 0,2% (a estimativa em 2017 era de -4,9%). Deflacionado pela variação média dos produtos pesquisados, 2,5%, a redução real deverá ser de -2,3% (no ano passado esta mesma expectativa estava em -7,7%).

 

De acordo com o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, os resultados da pesquisa de Páscoa 2018 mostram maior otimismo dos empresários em relação ao ano passado. “Em se tratando de um pós-crise, empresários e consumidores continuam ponderados, mas com uma percepção melhor da economia. O Brasil já saiu da crise, as incertezas vêm diminuindo, e com a queda da taxa de desemprego e estabilidade da inflação, o consumidor está voltando a consumir mais, e essa tendência deverá se manter na Páscoa e nos próximos meses”, destaca Sanzovo.

 

Encomendas

 

Assim como em 2017, em relação às encomendas de chocolates, tradicionais na época, os varejistas preferiram ser mais cautelosos, e apostaram nos produtos de menor valor agregado, como as caixas de bombons de 400 gramas (6,7%), chocolates (barra, tablete, etc.) 6,0% e bombons em geral (3,8%). Em relação aos ovos de Páscoa, somente os menores, de até 150g, registraram aumento nas encomendas em relação ao ano passado (0,5%). O restante registrou queda nos pedidos: Ovos de Páscoa acima de 500 gramas (-3,0%) e Ovos de Páscoa de 150g até 500g (-1,6%).

     

Em contrapartida, alguns produtos bem procurados na data tiveram aumento nas encomendas em 2018: cerveja (6,6%), azeite (5,2%), peixes em geral (5,0%), refrigerante (4,5%), vinhos importados (3,1%), bacalhau (2,7%) e vinhos nacionais (1,9%).

Dos itens típicos, o único que apresentou queda nas encomendas em relação a 2017 foi a colomba pascal (-2,3%).

 

Preços

 

Em relação à variação de preços dos produtos (indústrias fornecedoras) na comparação com a Páscoa de 2017, foi observada uma redução nos valores pagos nos últimos anos. A maior alta foi registrada nas barras/tabletes de chocolate (3,4%), seguido das caixas de bombom de 400g (3,2%), bombom em geral (2,8%). Já entre os ovos de Páscoa, uma das maiores variações de preços ocorreu nos de até 150g (3,2%).

 

Ainda em relação aos preços dos produtos (indústria fornecedoras), as cervejas apresentaram crescimento de 4,1% nas estimativas. Seguidas dos peixes em geral (3,1%), azeites (2,9%), refrigerantes (2,5%) e bacalhau (2,4%). Os Importados em geral, devido ao câmbio, e a colomba pascal foram os itens que apresentaram menor variação nos preços neste ano, 1,4% e 0,6%, respectivamente.

 

Vendas

 

Em relação às expectativas de vendas nominais, os supermercadistas estão apostando na cerveja (6,6%). Os ovos de Páscoa permanecem com estimativas de redução real, porém, com indícios de recuperação comparando com a pesquisa de 2017. No grupo dos chocolates, as vendas nominais de caixa de bombom devem crescer 6,7%, com variação real de 3,4%, de acordo com estimativas dos empresários. A colomba pascal é o único item que apresentou redução nas expectativas de vendas (nominal -2,3%, e real -2,9%).

 

Clique aqui e acesse a pesquisa na íntegra  

 

Redação Portal ABRAS


Veja também

Vendas do setor supermercadista acumulam alta de 2,69%

As vendas do setor supermercadista acumularam alta de 2,69% em janeiro na comparação com o mesmo per&iacut...

Veja mais
1º Fórum Nacional do PBR reúne fabricantes e executivos do varejo em SP

Superintendente da ABRAS, Marcio Milan   Consultor de logística e coordenador do CPP, Jo...

Veja mais
1º Fórum Nacional do PBR acontece no dia 28 na sede da ABRAS

No dia 28 de fevereiro, às 9h, acontece o 1° Fórum Nacional do PBR, na sede da Associaçã...

Veja mais
Congresso de Ovos APA anuncia programação

Como o bem-estar de aves poedeiras pode contribuir com ganhos de produtividade no campo? Quais são as alternativa...

Veja mais
Consea promove Encontro Nacional 5ª Conferência+2

    O Consea* promove, de 6 a 8 de março, o Encontro Nacional 5ª Conferência+...

Veja mais
ABRAS/SuperHiper premia marcas Líderes de Vendas

Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto   Premiados das marcas Líderes de Vendas (...

Veja mais
UNECS: líderes do comércio se reúnem para discutir veto ao Refis da MPE

Café da manhã promovido pela FPME, em Brasília      Nabil Sahyo...

Veja mais
Inflação nos supermercados historicamente alta em janeiro inicia 2018

Depois de apresentar deflação em 2017, o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado...

Veja mais
ABRAS divulga as 20 maiores empresas supermercadistas do País no dia 19/3

A Associação Brasileira de Supermercados realiza coletiva de imprensa no dia 19 de março, às...

Veja mais