Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto
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Premiados das marcas Líderes de Vendas (o restante dos homenageados estará na revista SuperHiper de março)
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Evento Líderes de Vendas realizado em São Paulo
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O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, destacou a tradição e a importância da premiação para o setor. "Essa homenagem foi criada pela revista SuperHiper, há 19 anos, para reconhecer as marcas que fazem a diferença nos supermercados. Sabemos o quanto esse prêmio é especial, em se tratando do ano difícil que passamos em 2017, e dos consumidores que estão cada vez mais exigentes e seletivos em relação às suas compras."
Sanzovo aproveitou a oportunidade para falar das prioridades da ABRAS para este ano. "Uma de nossas pautas é a derrubada do veto ao refis das micro e pequenas empresas. O refinanciamento das dívidas contribui para a sobrevivência dessas empresas e com os empregos que geram. Precisamos também de uma simplificação do sistema de crédito brasileiro. Os empresários precisam de incentivos para gerar mais postos de trabalho no Brasil."
O presidente falou também dos desafios na ativação do consumo pós-crise e do empenho que será necessário para alcançar a meta de crescimento nas vendas do setor no ano, que é de 3%. "Em 2018 precisaremos mudar a estratégia do custo-benefício que a crise nos trouxe e focar em novas tendências, inclusive, voltadas aos produtos premium, e em melhorar a experiência dentro da loja, fatores que já estão voltando a impactar na escolha dos clientes."
Premiações
No evento, 150 categorias de produtos receberam a premiação Líderes de Vendas, divididas em 6 cestas: alimentos, alimentos perecíveis, bazar, bebidas, higiene e beleza e limpeza. A relação das marcas e empresas premiadas e a cobertura completa do evento, serão publicadas na edição Líderes de Vendas da Revista SuperHiper, que circula no final de março.
Palestra
Os participantes do evento Líderes de Vendas conferiram também palestra da diretora de Varejo da Nielsen, Daniela Toledo, que falou do desempenho do setor em 2017 e das perspectivas para 2018. "A crise foi longa e teve forte impacto nas famílias brasileiras. O ano passado não foi de crescimento, e sim, de recuperação, com o fim da retração no consumo. Esse cenário possibilitou uma melhora na confiança do consumidor, que continua cauteloso, mas voltando a consumir."
Em seu balanço de 2017, sobre a indústria e varejo, a diretora destacou três perspectivas: muita oferta e embalagens promocionais, o repasse de preço completamente diferente entre as categorias, com forte desaceleração nos lançamentos. E no varejo, a volta da importância da compra de reposição, e o autosserviço ganhando mais importância, principalmente, pela abertura de lojas do formato vizinhança e supermercados, e, também, o cash&carry continuando sua expansão.
A diretora finalizou a palestra ressaltando que o varejo deve esperar de 2018. "A virada no consumo já é uma realidade, e começa a partir da melhora na taxa de desemprego e da queda da inflação. A compra de reposição está voltando, assim como o aumento das idas ao ponto de vendas. O shopper quer voltar a consumir suas marcas preferidas, incluindo os supérfluos. O cash&carry deverá continuar ganhando a preferência do consumidor, mas o mix entre canais está ganhando cada vez mais força."
Redação Portal ABRAS