Rio de Janeiro – Promover a autonomia das famílias de baixa renda, oferecendo oportunidade de emprego e qualificação profissional para os jovens do Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Essa é a proposta do Plano Progredir, apresentada pelo ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Osmar Terra, a empresários do ramo supermercadista na 52ª Convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) nesta segunda-feira (19), no Rio de Janeiro. O evento é o maior encontro de líderes do setor no Brasil.
Na ocasião, foi assinado o protocolo de intenções entre o MDS e a Abras, quando a associação se comprometeu a estimular empresas associadas a integrarem a Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social, oferecendo oportunidade de trabalho ao público-alvo do Plano Progredir. A proposta é que os empresários cadastrem as vagas disponíveis para os jovens e recebam os currículos selecionados com os perfis de candidatos que buscam no setor supermercadista a oportunidade do primeiro emprego.
Segundo o ministro, a assinatura representa mais um passo para que os jovens possam se qualificar e garantir uma vaga de emprego no mercado de trabalho. “As empresas estão tendo consciência de seu papel social e por meio do Progredir receberão mão de obra qualificada. A iniciativa dará um novo rumo na vida de milhões de famílias em médio prazo”, destacou ele.
Osmar Terra ressaltou ainda que o setor de supermercados é um grande empregador. “São quase 2 milhões de empregos no Brasil. Se conseguirmos que 10% desses empregos sejam oferecidos para o público do Bolsa Família e do Cadastro Único já é um grande avanço.”
Para o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, ações como as realizadas pelo Progredir são uma maneira de combater a pobreza e de estimular os jovens, para que busquem um futuro melhor. “É a porta de saída que faltava para as pessoas de baixa renda. Como empresários, agradecemos muito essa iniciativa do ministro Terra, porque vamos ajudar na criação de empregos e na geração de renda dessas famílias. Um país forte é um país que oferece oportunidades para todos”, afirmou.
Também presente no evento, a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad) conta com 27 filiadas em todo o Brasil e já está integrando o Progredir. Para o presidente, Emerson Destro, com o apoio de outras entidades na oferta de vagas, mais jovens poderão sair da pobreza.
”É uma causa justa e com bom motivo para ajudar a impulsionar o crescimento do nosso país, dando oportunidade para as pessoas que hoje participam dos programas sociais e que têm dificuldade em se qualificar para poder ingressar no mercado de trabalho”, defendeu ele. O secretário de Inclusão Social e Produtiva do MDS, Vinícius Botelho, também participou da convenção.
Abras – A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) atua para impulsionar e desenvolver o setor supermercadista no Brasil e completa 50 anos em 2018. Conta com 27 associações estaduais de supermercados afiliadas e gera mais de 1,8 milhão de empregos diretos. A 52ª edição da Convenção da Abras acontece até a próxima quarta-feira (21), no Riocentro, no Rio de Janeiro.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social