O setor de supermercados apurou queda nas vendas em valores reais (deflacionadas pelo IPCA/IBGE) de 4,28% em relação a janeiro e alta de 0,22% na comparação com o mesmo mês de 2017, informou a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
O setor acumula alta nas vendas reais de 1,57% de janeiro a fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados apurados pelo departamento de economia e pesquisa da entidade.
Em valores nominais, as vendas do setor supermercadista apresentaram queda de 3,98% em relação ao mês de janeiro e alta de 2,77% quando comparadas a fevereiro do ano passado. No acumulado do ano, as vendas nominais cresceram 4,98%.
Em nota, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto, informa que o ritmo de crescimento das vendas ficou "um pouco abaixo do esperado", reflexo da deflação do IPCA Alimentos registrada em fevereiro (de 0,33%), após duas altas consecutivas.
"O resultado do mês também foi impactado pelo efeito calendário (fevereiro com 28 dias). Continuamos com a perspectiva de uma retomada nos preços de alguns alimentos de forma gradativa durante 2018, acima do índice do IPCA", afirmou, em nota.
Fonte: Valor Econômico