São Paulo - O setor de supermercados registrou vendas 2,28% maiores no primeiro trimestre deste ano em relação a igual período de 2017. Trata-se da maior alta no período desde o primeiro trimestre de 2013, segundo o Índice Nacional de Vendas ABRAS, apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado nesta quarta-feira.
Em março, as vendas do setor em valores reais (já deflacionadas pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, do IBGE) cresceram 17,23% na comparação com fevereiro, e 12,12% em relação ao mesmo mês do ano de 2017. Em valores nominais, as vendas do setor registraram crescimento de 17,34% em relação ao mês de fevereiro e, quando comparadas a março do ano passado, apresentaram alta de 15,11%. No acumulado do ano, o crescimento chegou a 5,67%.
— O bom resultado apresentado em março foi decorrente das vendas do período de Páscoa, segunda data mais importante para o setor. Em 2017, a data caiu na segunda quinzena de abril, o que fez com que parte das vendas ficasse naquele mês. Ainda que beneficiadas pelo efeito calendário, além da Páscoa, março contou, também, com três dias a mais que fevereiro — disse o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto.
Sobre o avanço acumulado do primeiro trimestre, de 2,28% nas vendas, Sanzovo destacou que, embora tenha sido impactado pela sazonalidade da Páscoa, cujo feriado caiu nos últimos dias do mês, o desempenho indica um sinal de recuperação para o setor. — Nos mostra que, mesmo lentamente, as pessoas estão voltando a consumir — ressalta Sanzovo.
Fonte: Só Fatos