Em audiência no Senado, presidente da Unecs critica taxas altas de cartões de crédito

Leia em 2min 10s

A CPI dos Cartões de Crédito recebeu ontem (9) representantes de consumidores e lojistas para discutir, em audiência pública, os principais benefícios e custos dessa modalidade de pagamento. O debate foi o primeiro de uma série prevista no plano de trabalho da comissão.

 

De acordo com o representante da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Henrique Lian, os juros são apenas um dos componentes do custo no mercado de cartões. Somados aos encargos administrativos e a outros tributos, o total de taxas cobradas dos consumidores sobe ainda mais. Para ele é necessário que haja a fixação de uma taxa máxima a ser cobrada nas transações.

 

Já o presidente da Unecs, Paulo Solmucci, acredita que a falta de concorrência estimula os preços altos. Segundo ele, cinco bancos controlam 80% das operações de crédito privado no Brasil. - A verticalização permite que eles escolham aonde ganhar dinheiro. Então, a questão tem que ser vista de maneira sistêmica: como ampliar a concorrência neste mercado?

 

Ele explica que hoje no Brasil só é possível consegue tomar dinheiro no banco. "Hoje, a venda parcelada, que nós chamamos de recebíveis, é o único ativo que podemos dar como garantia no empréstimo ao banco. Ninguém consegue dar cadeira, mesa, fogão de garantia ao banco". A proposta do setor de comércio e serviços, segundo Paulo Solmucci é que essas garantias possam ser dadas não somente aos bancos, mas a fundos como os FIDICs e fornecedores, por exemplos. "Sendo assim, conseguiríamos ampliar a oferta de crédito", conclui.

 

Outra questão discutida na audiência foi o fim da exigência de pagamento mínimo de 15% da fatura. Uma resolução do Banco Central determina que, a partir de 1º de junho, cada banco poderá definir o percentual mínimo a ser pago pelo cliente. O advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor Igor Rodrigues Britto criticou a medida.

 

"Cada banco estipulando esse limite mínimo é um estímulo que o governo está dando para as pessoas se superendividarem", alertou. Os problemas apontados pelos convidados mostram que é necessária mais fiscalização do mercado de crédito, afirmou o relator da CPI, senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE). "É preciso maior fiscalização por parte dos órgãos reguladores e que a gente possa ter um marco legal melhor, que permita maior concorrência e, consequentemente, reduza estes juros", defendeu. Na próxima reunião, a CPI ouvirá as empresas credenciadoras de cartão de crédito.

 


Fonte: Senado Notícias

 


Veja também

Presidente da ABRAS participa de visita com Geraldo Alckmin à APAS Show

    Da esq.p/dir. João Galassi, João Sanzovo, Paulo Pompilio, Omar Abdul Assaf Ca...

Veja mais
ABRAS realiza reunião de executivos em São Paulo

   A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realizou ontem (8) reuni&at...

Veja mais
Mulheres do Varejo se reúnem em ponto histórico de SP

     O grupo Mulheres do Varejo, coordenado pela primeira-dama da Associa...

Veja mais
Temer diz que quem for contra o governo terá de dizer: 'Sou contra essa inflação ridícula de 3%'

Ao abrir nesta segunda-feira encontro do setor supermercadista em São Paulo, o presidente Michel Temer aproveitou...

Veja mais
Supermercados são termômetro da economia, diz Temer na Apas

São Paulo – A abertura da 34ª edição da maior feira supermercadista da América do...

Veja mais
Entidades supermercadistas cobram reforma da Previdência ainda em 2018

Em cerimônia com o presidente Michel Temer, os presidentes da Associação Brasileira de Supermercados...

Veja mais
Governo vai avaliar venda de medicamentos sem prescrição em supermercados

O presidente Michel Temer afirmou, nesta segunda-feira, 7/5, que vai avaliar uma proposta de autorizar supermercados a v...

Veja mais
Supermercados paulistas acreditam em retomada da inflação de alimentos

São Paulo – A deflação de alimentos, que persistiu ao longo do primeiro trimestre de 2018 no ...

Veja mais
Abertura da APAS Show reúne empresários e políticos em SP

         Cerimônia de abertura da 34ª edição da AP...

Veja mais