Os preços em supermercados paulistas voltaram a subir em maio após três meses de queda, mas ainda acumulam baixa de 0,29 por cento em 2018, segundo levantamento da Associação Paulista de Supermercados (Apas) divulgado nesta segunda-feira.
No mês passado, o Índice de Preços dos Supermercados calculado pela Apas/Fipe teve variação positiva de 0,25 por cento sobre abril, influenciado parcialmente pela greve dos caminhoneiros, cujos efeitos devem ser sentidos com mais força em junho.
"Era esperado que esse efeito da paralisação já fosse sentido nos preços em maio, porém, como a greve pegou somente os últimos oito dias do mês, os impactos mais fortes serão sentidos em junho", explicou a Apas em nota.
Leite e tubérculos foram os produtos que mais contribuíram para o avanço dos preços em supermercados paulista. Juntos, esses produtos respondem por 10 por cento do orçamento familiar, conforme a pesquisa.
A expectativa da Apas é de novos aumentos no preço do leite e do frango em junho, dado o impacto da greve dos caminhoneiros na produção.
Ainda de acordo com a associação, a alta do dólar ainda não se refletiu nos preços de produtos de limpeza, higiene e beleza, que ficaram praticamente estáveis em maio ante abril.
Fonte: Reuters