Os supermercadistas brasileiros projetam vendas estáveis para a estação mais quente do ano, é o que mostra a Pesquisa Verão 2019 da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), realizada de 4 de setembro a 5 de outubro, com diversas empresas do setor, divulgada nesta sexta-feira (7/12).
De acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da entidade, responsável pelo estudo, 48% dos empresários apostam em vendas no mesmo patamar do último verão. Já para 45% dos supermercadistas entrevistados, as vendas da próxima estação serão maiores na comparação com o ano anterior. Em contrapartida, 7% dos varejistas não estão otimistas, e projetam números inferiores.
"Pela nossa pesquisa, percebemos que a porcentagem de empresários que apostam na estabilidade está bem próxima da porcentagem de varejistas que acreditam em melhores resultados no verão. O ano de 2018 foi de muitos desafios, e tivemos que trabalhar bastante para mantermos nossos números positivos. Agora, devemos olhar adiante, e focar nas próximas oportunidades, que estão chegando com a nova estação e com o novo ano", destaca o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto.
A Pesquisa Verão 2019 analisou a expectativa de vendas dos varejistas nas categorias Alimentos, Bebidas e Higiene e Beleza. O sorvete, tradicional da estação, lidera as apostas dos empresários, no quesito alimentos, e deverá alcançar 14,9% a mais nas vendas em relação ao verão passado. O iogurte foi outro item que ganhou destaque dos supermercadistas, que projetam 11,0% de crescimento para o lácteo.
Entre as bebidas, a cerveja deverá ser a preferida dos brasileiros no verão, de acordo com os varejistas, com alta de 12,9% nas vendas em relação ao ano anterior, seguida do refrigerante, 12,7%, e água mineral, 12,6%.
Na cesta de Higiene e Beleza, o repelente lidera as expectativas dos empresários supermercadistas, que esperam 10,6% de crescimento nas vendas do produto. O protetor solar e o hidratante para o corpo também estão entre as principais apostas.
Parceria
A Pesquisa Verão 2019 revelou ainda que para alavancar as vendas na temporada, os supermercadistas estão contando também com o trabalho conjunto com a indústria. Dentre as ações mais esperadas em relação aos fornecedores estão: promoções, 82,4%, ou seja, descontos especiais, e ações no ponto de venda, 56,9%, dentre elas, as conhecidas degustações. Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.
Redação Portal ABRAS