Um período de intenso trabalho em prol da suinocultura e da promoção da proteína mais consumida do mundo, a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) inova mais um ano com a missão de mostrar aos consumidores brasileiros o valor e versatilidade da carne suína. Durante os dias 26 de setembro a 13 de outubro, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) engajará o varejo brasileiro, que este ano participa com as principais redes em diferentes segmentos, totalizando oito grandes nomes: Carrefour, Extra, Pão de Açúcar, Grupo BIG (ex-Walmart Brasil), Hortifruti, Natural da Terra, Lopes Supermercados e OBA Hortifruti.
Nesta edição, a SNCS se renova e se destaca com o tema Qualidade na Cadeia de Valor, com o objetivo de transferir ao consumidor consciente informações a respeito do sabor, da importância nutricional, da segurança alimentar e da qualidade na cadeia de produção da carne suína.
A campanha também traz como diferencial a participação das três maiores redes de varejo em faturamento do país, os principais hortifrutis premiados em atendimento e produtos frescos, além de redes de destaque com diferentes públicos, abrangendo as classes de A a D. Com um aumento de 40% no número de lojas participantes comparado a 2018, a SNCS chegará em 22 estados brasileiros, aumentando sua presença em grandes regiões de consumo como o Sul e Nordeste e ampliando a oportunidade de desenvolvimento de toda a cadeia de valor .
Já destaque no agronegócio brasileiro por ser uma campanha que integra os elos da granja ao varejo, nessa edição focada em promoção da transparência do processo produtivo e qualidade da carne suína, realizada por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura e com apoio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e do Sebrae, a ABCS protagoniza uma importante atuação que é diferenciada no Brasil.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica que o papel da ABCS na integração entre frigoríficos, produtores e varejo cresce a cada edição. “Abrir novas oportunidades para a cadeia é ampliar as vendas de carne suína ao consumidor final e assim gerar ganhos a toda a cadeia de valor. A nossa estratégia em lançar a 7ª edição da campanha com o tema: Qualidade na Cadeia de Valor reflete nossa transparência no processo produtivo, a segurança sanitária de nossas granjas e nossa intenção em dialogar com os consumidores sobre o assunto”.
Saiba mais sobre as redes participantes
Com foco em alavancar as vendas em sua estreia na SNCS, o Carrefour garante que vai trazer preços competitivos, abastecimento constante de carne fresca e dicas de preparo da proteína suína, aproveitando toda a linha de suínos com o selo Sabor & Qualidade. O Carrefour vê na parceria junto a ABCS uma oportunidade diferenciada para a sua equipe de colaboradores, fornecendo treinamento e informações relativas à proteína suína que serão repassadas diretamente ao consumidor final. Todas as 154 lojas da rede, presentes em 15 estados brasileiros terão a oportunidade de fazer parte do evento da Semana Nacional com a expectativa de crescimento acima de 30% nas vendas.
Pioneiro na Semana Nacional da Carne Suína, o GPA já está no sétimo ano de parceria e se destaca pela inovação e sustentabilidade com as redes Extra e Pão de Açúcar. Para este ano, o grupo aprimora sua participação por meio do Plano de Desenvolvimento de Suínos (PDS), um plano de atuação ao longo do ano que será potencializado durante a campanha, com a reestruturação da categoria e também reforçando a comunicação em todos os canais, PDV, digital e impresso com dezenas de conteúdo para valorizar o produto juntos aos clientes.
O Extra participa da campanha em 17 estados, em todas as suas 437 lojas, distribuídas nas categorias Hiper, Super, Mini e Mercado Extra. Para este ano, a bandeira segue com seus pontos fortes e característicos para a ativação, como o sortimento variado e ofertas da rede. Já o Pão de Açúcar, com presença em 12 estados, contribui de maneira consistente para a Semana Nacional da Carne Suína com todas as suas 266 lojas em formato Super e Minuto Pão de Açúcar, apresentando opções variadas e inovações inéditas para o varejo, como a comercialização da carne suína moída em bandejas resfriadas. Nas duas redes, a campanha também marca presença maciça dentro dos programas de fidelidade das redes, Pão de Açúcar Mais e Clube Extra.
O Grupo BIG, ex-Walmart Brasil, passa a integrar o time de redes da SNCS 2019 com 216 lojas em 18 estados e Distrito Federal. Participam dessa campanha as lojas do Sul, com as bandeiras BIG e Nacional, do Nordeste, com as bandeiras BIG Bompreço e Super Bompreço, e Sudeste, com BIG.
A Hortifruti Natural da Terra, maior rede varejista de hortifrutigranjeiros do Brasil, segundo a rede, participa novamente dessa edição da SNCS e tem como objetivo realizar durante o período da campanha, ações educativas, trazer inovação nos produtos com novas receitas, conteúdos, promoção e degustações. Os treinamentos de capacitação da equipe são outro ponto alto na expectativa do grupo, que tem como o propósito de estimular a alimentação saudável, o consumo consciente e uma vida mais natural.
A rede irá priorizar a versatilidade da carne suína para compor o carrinho dos clientes. Especialistas cuidam pessoalmente de cada uma das categorias. Veterinários gerenciam as compras das peças de carnes, além de supervisionar os processos internos. As peças são oferecidas em diferentes tamanhos de embalagem, com porções fracionadas. Nutricionistas estão presentes no dia a dia das lojas e são responsáveis pela manipulação de alimentos e controles. Além disso, o grupo produz uma linha de tempero suíno feita em casa com receita própria. Hoje Hortifruti Natural da Terra conta com mais de 50 lojas em quatro estados. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais com a bandeira Hortifruti e em São Paulo, Natural da Terra. Uma equipe de cerca de 6 mil colaboradores recebe, com alegria, 2 milhões de clientes por mês.
Contemplados com o desempenho da campanha de 2018, ano de estreia, o Lopes Supermercados participa mais uma vez da SNCS, buscando trazer engajamento para as equipes das 30 lojas participantes localizadas na cidade de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A rede quer dar visibilidade para a proteína suína, destacando o custo benefício do seu consumo. O objetivo crescer em 30% durante a campanha comparando com o mesmo período do ano anterior.
Em seu terceiro ano como integrante da campanha, o Oba Hortifruti vai apostar na informação. Para a rede, levar conhecimento sobre os benefícios do consumo da carne suína aos colaboradores é uma das melhores estratégias para realizar um atendimento de qualidade. O desafio do Oba Hortifruti é chegar a um crescimento de 35% em relação ao resultado do ano anterior. 43 lojas localizadas em São Paulo, Goiás e Distrito Federal estarão com colaboradores capacitados para receber os clientes de forma especializada, com açougues próprios e ações de degustação e padronização de produtos.
A ABCS protagoniza esta campanha que vem para mostrar que, além de novas tecnologias e formas de produção, também é necessário comunicar sobre o produto e incentivar o consumo da carne suína, informando sobre qualidade, segurança alimentar, sabor e versatilidade e o resultado deste trabalho poderá ser comprovado nas lojas das oito redes participantes no período de 26 de setembro a 13 de outubro.
O lançamento oficial vai acontecer em São Paulo, dia 26 de setembro, com presença de dirigentes e gestores das redes participantes e frigorífico que integram o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura ( FNDS) .
Fonte: Suinocultura Industrial