A GIC Brasil apresentou na quarta-feira (20) novas soluções de reconhecimento de imagens para a gestão da operação de lojas físicas do varejo supermercadista, durante a conferência GIC Amplia - Como cortar custos e ampliar a visão através da tecnologia, em São Paulo. Com apoio da GS1 Brasil - Associação Brasileira de Código de Barras, a conferência celebrou o aniversário de 20 anos da empresa.
Participaram do evento representantes da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação de Paulista de Supermercados (APAS), da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e da GS1 Brasil, além de executivos de redes como Assaí, Atacadão, Tenda, Roldão, Dia%, Rossi, Enxuto, Pague Menos, Superbom e do Grupo Éxito, da Colômbia, dentre outras.
A nova solução apresentada na conferência foi desenvolvida pelo laboratório de inovação da GIC Brasil, baseado em Alphaville (SP), e funcionará por meio de câmeras digitais e de robôs, programados para a captura e processamento de imagens por meio de algoritmos de reconhecimento e inteligência artificial para análise das informações.
O superintendente da ABRAS, Marcio Milan, destacou em estrevista no evento, as vantagens das soluções tecnológicas para o autosserviço. “Os investimentos em tecnologia para o varejo geram melhor experiência na loja para o consumidor e possibilitam maior rentabilidade para as redes”, disse
"Percebemos uma retomada gradual na atividade e o varejo começa também a retomar os investimentos em tecnologia, principalmente para a melhoria do atendimento, redução de perdas e otimização de receitas", disse o fundador e CEO da GIC, Irineu Fernandes.
"Antes de implantar o RUB em nossas lojas, a média das rupturas de exposição girava entre 15% e 20%. Com a implantação do RUB, esta taxa tem caído em poucos meses para 2%", conta Tony Godinho, Diretor de TI da rede São Roque Supermercados, que este ano completou a implantação do sistema em todas as 19 lojas em dez municípios do interior paulista. A rede agora desenvolve projeto-piloto para implantação do reconhecimento de imagens. Na prática, o novo produto de reconhecimento de imagens potencializa as funções já desenvolvidas pelo RUB. Atualmente com 30 funcionalidades, o RUB diagnostica a situação desde a entrada do produto em loja até a chegada da mercadoria ao check out.
GiC
Fundada em 1999, a GIC é uma das líderes na automação para a operação física de lojas no varejo supermercadista com a solução RUB. O sistema encerrará o ano implantado em cerca de 800 lojas de 27 redes do atacado, atacarejo e varejo na América Latina. Desde 2016, A GIC Brasil integra o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da GS1 Brasil, o CIT, que é referência em conhecimento, capacitação e experiência em automação, logística e cadeia de suprimentos, por meio do uso de
Fonte: Assessoria de Comunicação da GIC Brasil