O setor supermercadista é um dos maiores geradores de emprego no Pará, com cerca de 50 mil empregos diretos e 200 mil indiretos, sendo responsável, ainda, por 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Todo esse potencial foi destacado pelo governador Helder Barbalho na noite desta quarta-feira (09), na abertura da 22ª Convenção de Supermercados e Fornecedores da Região Norte (SuperNorte 2019), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.
“Esses são números que mostram a envergadura do setor, a importância dessa atividade, e o Estado tem por obrigação construir um ambiente que fortaleça as locações e a vocação do comércio, que é absolutamente estratégico. Construir as condições para aqueles que queiram empreender possam fazê-lo, e que a população possa ter cada vez mais condições de consumir. Temos que agregar valor aqui”, afirmou Helder Barbalho, enfatizando o compromisso do governo em fomentar o desenvolvimento do setor.
O governador foi homenageado pela organização da SuperNorte com o título de Supermercadista Honorário, em reconhecimento ao incentivo do governo do Estado ao desenvolvendo da economia regional e à geração de emprego e renda, além do apoio ao setor supermercadista paraense.
Era digital - O tema desta edição da SuperNorte – “Conectividade: o supermercado em transformação” - é reflexo das mudanças no consumo impostas pelas novas tecnologias, que oferecem vários canais na hora de comprar. O evento também quer abordar os desafios impostos ao setor supermercadista e de autosserviço na era digital, a fim de apontar caminhos e estratégias que garantam a competitividade.
Segundo Helder Barbalho, além da geração de emprego, o setor movimenta a economia paraense em cada negociação, e ressaltou o papel do Estado em construir ambientes propícios ao crescimento desse ramo do comércio. “Nós estamos buscando construir os ambientes de negócios adequados para cada atividade econômica no Pará, para a fidelização daqueles que aqui já investem e também para impulsionar novos investimentos. Temos alguns desafios para que a nossa economia seja mais competitiva, para que o nosso produto possa chegar às gôndolas de maneira mais acessível para o nosso consumidor”, frisou o governador.
O evento pretende, ainda, mostrar a força e o grau de amadurecimento do setor supermercadista, e estreitar relacionamentos, desde o pequeno ao grande empresário. “Mais importante são as pessoas que trabalham e atuam em torno deste segmento. E certo estou de que, cada vez mais, vamos trabalhar para fortalecer a atividade supermercadista e a atividade do comércio”, afirmou Helder Barbalho.
Realizada pela Associação Paraense de Supermercados (Aspas), a SuperNorte 2019 deve ultrapassar a marca dos R$ 35 milhões em negócios e receber cerca de 30 mil visitantes. O presidente da Aspas, Jorge Portugal, destacou a importância do evento para o setor e para a economia do Estado. “Este é o momento de reunir, fechar contratos e não apenas de estreitar laços. Vai muito além disso. É importante que todos aproveitem as oportunidades que hoje temos, e o apoio do governo ao nosso setor. Até porque é um dos setores que deixam o Pará em destaque no País, e nossa intenção é, cada vez mais, dar essa visibilidade”, disse o presidente.
Sustentabilidade - Com a presença de autoridades, empresários e executivos de multinacionais, a abertura oficial da SuperNorte 2019 também contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Daniel Santos, que entregou ao governador Helder Barbalho, para sanção, o Projeto de Lei n° 221/2019, que prevê a extinção do uso de sacolas plásticas em supermercados.
“Como não poderia deixar de ser, nossas lojas têm se preocupado com a questão ambiental. Queria agradecer o apoio que a Aspas me deu. Esse projeto foi aprovado hoje na Alepa, por unanimidade, e agora vai para as mãos do governador”, informou Daniel Santos.
Também participaram da cerimônia de abertura o vice-governador do Estado, Lúcio Vale; o empresário Fernando Yamada, presidente do Conselho Consultivo da Abras (Associação Brasileira de Supermercados); o vice-prefeito de Belém, Orlando Reis, e o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro. Após a abertura, o governador e demais autoridades visitaram o pavilhão de exposições.
A SuperNorte 2019 é realizada no Hangar, de 09 a 11 de outubro (quarta a sexta-feira), e reúne, além da feira de negócios no pavilhão de exposições - com mais de 250 marcas de produtos, serviços e tecnologias -, palestras técnicas e palestra master.
PROGRAMAÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRA
Dia 10 de outubro
14 h – Palestra técnica com Paulo Caprina – “Qualidade de dados no varejo”; palestra técnica com Maick Costa e Gilton Paiva – “Finanças pessoal e empresarial” e palestra técnica com Paul Marcel – “Do PDV ao omnichannel”
15h30 – Palestra técnica com João Marcos Bibar – “Futuro dos negócios e do trabalho”
16 h – Palestra de Martha Gabriel – “Transformação digital de negócios”
18 às 23 h – Funcionamento da Feira de Produtos, Serviços e Tecnologias.
Dia 11 de outubro
14 h – Palestra técnica com Renato Cortez – “Varejo Mobile: marketing e vendas”; palestra técnica com Lorenzo Mangabeira – “Logística 4.0 aplicada ao varejo”, e palestra técnica com Yuri Kalchgruber – “Como reduzir custos com energia”
15h30 – Palestra técnica com Thiago Dias – “Meu mercado em casa”
16 h – Palestra de Pedro Calabrez – “A arte de viver a mudança”
18 às 23 h – Funcionamento da Feira de Produtos, Serviços e Tecnologias.
Fonte: Agência Pará