ABRAS: Setor supermercadista espera vendas mais aquecidas no verão 2020

Leia em 2min 50s

* Roberto Nunes

 

 

 

 

Os passos dados pela economia e pelo varejo brasileiro, em 2019, despertou mais confiança no empresário supermercadista em relação às comercializações nos primeiros meses de 2020 - que têm no verão o principal propulsor de vendas. A conclusão vem de um levantamento realizado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). De acordo com a pesquisa, 57% dos supermercadistas apostam no aumento das vendas durante o verão, o que corresponde a um salto de 12 pontos percentuais em relação ao estudo anterior, quando a fatia dos mais otimistas foi de 45%. No grupo dos que esperam estabilidade nas vendas, este dado passou de 49% para 32%.

 

"Este movimento é reflexo do desempenho do varejo em 2019, que foi o melhor ano para o setor de supermercados desde 2014, porque não registramos nenhum número negativo", analisa o presidente da Abras, João Sanzovo Neto. "A recuperação tem acontecido de forma gradual e começou a ser sentida mais no segundo semestre, com melhora do nível de emprego, aumento da confiança de empresários e consumidores e reação positiva da indústria."


Vendas por seções

 

A cesta de bebidas é uma das mais favorecidas durante a temporada de verão, período que concentra outra importante ocasião para o varejo: o carnaval. Para o verão 2020, o varejo espera um salto de 14,3% nas vendas de cerveja, categoria que também liderou as expectativas na pesquisa anterior. Por essa razão, 73% dos respondentes pretendem comprar mais cerveja para reforçar seus estoques. Na sequência, considerando as principais apostas de crescimento acima de dois dígitos, estão a água mineral, 13,1%, suco, 12,1%, espumante , 12%, e energéticos, 11%.

 

Dentre os alimentos leves que são consumidos nessa época de calor, o sorvete e o queijo são os itens com maiores expectativas de crescimento de vendas, com respectivas altas esperadas de 11,9% e 11,8%. Completam essa relação os iogurtes e a massa instantânea, ambos com previsão de crescimento de 9,9%, os pratos prontos 7,7% e as sobremesas prontas gelificadas, 6,7%.

 

O levantamento da Abras também contempla a cesta de higiene e beleza, outra seção que é impulsionada durante o verão. Neste campo, a principal aposta de crescimento está relacionada à categoria de protetor solar, cuja expectativa está em 14%. Na pesquisa anterior, este item ocupava a segunda posição. Na sequência, estão os cremes depilatórios, 12,1%, e os repelentes, 11,5%. O bronzeador, 10,4%, e o pós-xampu, 10,1%, completam a lista de crescimento esperado acima de dois dígitos.

 

Em relação às ações esperadas por parte das indústrias para incrementar as vendas, as promoções permanecem sendo apontadas como a principal para 82% dos supermercadistas, seguidas por ações nos pontos de venda, 64%, e apoio para tabloide 48%, ações de merchandising, 45%, atendimento especializado, 27%, e lançamentos de produtos, 25%, conforme revela o levantamento da Abras, que contou com a participação de quase cem empresas supermercadistas.

 

Clique aqui e veja a pesquisa na íntegra


*Roberto Nunes é editor da Revista SuperHiper, publicação oficial do setor supermercadista.

 

 

 


Veja também

Conheça os palestrantes já confirmados para a Convenção ABRAS 2020

     ...

Veja mais
Supermercados registram 3,76% de crescimento nas vendas

Até novembro os supermercados brasileiros registraram 3,76% de crescimento real - deflacionado pelo IPCA/IBGE, na...

Veja mais
RJ tira de circulação um bilhão de sacolas plásticas, 6 meses após lei

A lei que restringe a oferta de sacolas plásticas nos supermercados do Rio vem mudando os hábitos dos cons...

Veja mais
Festas de fim de ano vão impulsionar consumo nos mercados

O volume de vendas no comércio deste fim de ano, deve ficar no mesmo nível de 2018, é o que acredit...

Veja mais
ABRAS projeta crescimento de 7,85% nas vendas de final de ano

O setor supermercadista deverá registrar crescimento de 7,85% nas vendas de final de ano, de acordo com proje&cce...

Veja mais
FCS celebra com almoço ano de conquistas e novos projetos para o Brasil

                 O ...

Veja mais
FCS encerra atividades do ano em almoço nesta quarta-feira

A Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS) realiza nesta quarta-feira (11), em Br...

Veja mais
Setor supermercadista acumula alta de 3,48%

O setor supermercadista tem mantido crescimento acima dos 3% previstos para 2019. De janeiro a outubro os supermercados ...

Veja mais
ABRAS apoia o Grupo BTR-Varese na NRF Retail´s Big Show 2020

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) apoia o grupo BTR - Varese em mais uma experiência ...

Veja mais