Os supermercados são considerados atividade essencial da economia e continuarão funcionando mesmo com decretos temporários estaduais e municipais de fechamento do comércio varejista para controle e prevenção do coronavírus (covid-19).
Até o momento, o setor supermercadista registrou a falta apenas de álcool gel. Demais produtos continuam com o abastecimento normal nos supermercados. A falta de alguns itens nas gôndolas é devida à crescente demanda nas lojas, ou seja, um problema de reposição.
O setor já está atendendo em horários diferenciados para as pessoas acima de 60 anos, consideradas as mais vulneráveis ao covid-19. E também, tem tomado medidas de proteção dos colaboradores, que prestam um serviço fundamental nesse momento.
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) elaborou um protocolo de boas práticas para a prevenção do novo coronavírus nos supermercados. Com perfil didático, o conteúdo traz orientações voltadas às áreas de estacionamento, vendas e retaguarda, além de destacar as formas de transmissão, sintomas e ações para prevenção. A publicação já está em circulação no setor e será atualizada conforme surjam novas orientações por parte dos órgãos da saúde.
Entendemos a necessidade de isolamento para conter a pandemia, mas pedimos a atenção na manutenção dos serviços essenciais.
Clique aqui e confira a Cartilha da Abras (covid-19)
Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)
19/3/2020