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A primeira apresentação recebeu o CEO do Tenda Atacado, Marcos Samaha, a vice-presidente de Gente e Gestão do Grupo Pereira, Marília Oliveira, e contou com a moderação da vice-presidente executiva da ABPRH, Tania Moura. Na oportunidade os convidados debateram as transformações do mercado de trabalho geradas pela evolução tecnológica, e a necessidade de remodelação da estrutura coorporativa que considere uma escuta ativa dos colaboradores para descobrir os problemas e o que pode ser melhorado dentro da empresa, contribuindo para a diminuição da rotatividade (turnover).
O segundo painel abordou a necessidade de adequação do mix de produtos das lojas aos hábitos de consumo atuais, com destaque para o crescimento do mercado vegano e de produtos voltados à saudabilidade, entre outras tendências. A apresentação contou com as presenças da diretora de Estratégia e Inovações dos Mercadinhos São Luiz, Joana Ramalho, da diretora de Expert Solutions da Kantar, Manuela Bastian, e do sócio do Araújo Supermercado, Adem Araújo, e moderação do presidente da Rede Verdemar, Alexandre Poni.
A transformação da experiência de PDV para PDX, que envolve melhorias em todos os processos da loja, foi tema do terceiro painel, que reuniu a CEOs da Trade Design, Tania Miné, da Kawahara, Julio Takano, e da R-Dias, Alexandre Ribeiro, e foi moderado pela diretora-presidente da Rede Quartetto, Maria de Fátima de Jesus, que é também vice-presidente da ABRAS. Os painelistas comentaram a necessidade do varejo ser mais dinâmico na forma de se preparar para o consumidor, reduzindo pontos de ruptura, melhoria de nível de serviços, diminuição de atritos dentro das lojas, e da importância da empresa colocar o shopper no centro das decisões.
O quarto painel debateu a precificação inteligente e dinâmica. Entre os participantes estavam o diretor de Atendimento ao Varejo e E-commerce da Nielsen Brasil, Roberto Butragreño, e o diretor de Pricing e GC da Coop, Marcel Amati, e o presidente do Supermercados Pinheiro, Honório Pinheiro. As conversas foram mediadas pelo CEO da Infoprice, Paulo Garcia. Na oportunidade os convidados citaram a importância da análise sobre as mudanças de mercado na hora de definir o valor dos produtos para se manter competitivo, utilizada na precificação dinâmica, e a relevância de um conhecimento mais complexo com o uso de estatística, por exemplo, na hora de definir as ofertas, chamado de precificação inteligente.
Patrocinadores
A 54ª edição da Convenção ABRAS aconteceu até hoje, 28/10. O evento contou com grandes empresas patrocinadoras:
Diamante: Ambev, Coca-Cola, GS1 Brasil, SRE - Super Rio Expofood e Unilever.
Prata: Alelo e Simplus
Apoio: Latam
Expositor Premium: Consinco by Totvs.
Expositores: Figueira da Costa, GfK, Kantar, Luminae, Infoprice, Nielsen, PBR, RP Info, Recours - Influence, RTC Brasil, Siga Cred e Top Sistemas.
A cobertura completa da Convenção ABRAS 2020 estará disponível na edição de novembro da revista SuperHiper.
Comunicação ABRAS