ABRAS apoia a iniciativa, cujo objetivo é aquecer a economia e gerar empregos com promoções que vão de alimentos e vinhos à roupas e eletrodomésticos
Começou nesta sexta-feira (3) a terceira edição da Semana Brasil, ação que conta com o apoio da Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS). Até o dia 13 de setembro, empresas de comércio e de varejo farão ofertas e promoções com o objetivo de movimentar a economia brasileira, estimular o consumo e gerar empregos.
Como nos anos anteriores, a Semana Brasil ocorre junto com as comemorações da Semana da Pátria, quando é celebrada a Independência do Brasil, no dia 7 de setembro. O tema deste ano é “Vamos em frente com cuidado e confiança”. A iniciativa é uma parceria do governo federal com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), a Associação Comercial de São Paulo e o apoio de diversas entidades.
A Semana Brasil conta com a participação de inúmeras empresas do varejo e entidades de classe dos setores de comércio e serviços. A ABRAS mobilizou as 27 associações estaduais de supermercados para participarem da campanha, que é de livre adesão.
Para fazer parte da Semana Brasil basta acessar o site oficial da ação, preencher o formulário, e fazer o download gratuito de todo o material de divulgação com as especificações necessárias para aplicação da logomarca das redes varejistas. O endereço é http://participesemanabrasil.com.br/
De acordo com o IDV, a pandemia teve impacto em todos os setores da economia e modificou a relação com o consumo, tornando-o mais racional e menos emocional. “As pessoas estão mobilizadas para salvar negócios e empregos, alguns indicadores têm mostrado uma reação da economia e há uma demanda reprimida”, disse Marcelo Silva, presidente do instituto.
Semana Brasil
O mês de setembro foi escolhido por ser considerado pelos lojistas o período mais fraco no varejo, o que piorou durante a pandemia. Pelo programa ser realizado em meio às comemorações da Independência, a Semana do Brasil também ficou conhecida como a “Black Friday Verde e Amarela”. O objetivo também é parecido: reunir o maior número de empresas participantes e garantir promoções atraentes.
Criada em 2019, a Semana Brasil é baseada em três pilares: colaboração, otimismo e oportunidade. Um dos objetivos da campanha é celebrar a Independência do Brasil, estimulando o patriotismo e o aquecimento da economia, por meio de promoções e ofertas no comércio. Segundo a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), a expectativa do governo é de que o evento apresente melhores resultados em relação aos anos anteriores.
Como evitar fraudes e golpes?
Muitos consumidores ficam em dúvida quando se trata de campanhas promocionais, visto que muitas empresas inflam os valores dos produtos alguns dias. Por isso, uma dica para evitar cair em fraudes e fazer compras seguras na Semana Brasil 2021, é ficar atento e pesquisar pelos melhores preços.
Uma dica é monitorar o produto desejado, isso pode ser feito em lojas físicas e sites. Sempre desconfie de preços muito baixos, principalmente se a compra for realizada em ambiente virtual.
Redação SuperHiper