O mercado mundial conheceu uma nova ordem de funcionamento com a chegada da pandemia de Covid-19. Após meses de isolamento social, a retomada das economias aqueceu a demanda por bens e serviços, mas se deparou com problemas de logística e escassez de matéria-prima, por exemplo. Nesse cenário, notícias de aumento da inflação se tornaram rotineiras: em 12 meses, até outubro, o IPCA atingiu 10,67% - o que impacta diretamente no bolso do consumidor.
O Carrefour utilizou seus produtos de marca própria como forma de apoiar o cliente no momento complicado e oferecer boa experiência mediante a garantia de qualidade dos produtos, que atendem a um grande leque de categorias.
“Oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis sempre fez parte da estratégia do Grupo Carrefour. A marca própria é um pilar dessa estratégia e visa dar oportunidade para o consumidor economizar sem abrir mão da qualidade dos produtos. Ela proporciona a possibilidade de consumir diversas categorias que porventura não seriam acessíveis devido às barreiras de preços impostas. Assim, a marca própria serve como um vetor de democratização, e democratizando buscamos a fidelidade do consumidor”, explica Allan Gate, Diretor de Marcas Próprias do Grupo Carrefour.
A estratégia tem, de fato, gerado valor para o cliente, que opta cada vez mais pelos produtos de marca própria. No terceiro trimestre de 2021, a categoria registrou crescimento de 26%, atingindo 18% do total de venda líquidas alimentares. Para o Carrefour, esse aumento na representatividade mostra a qualidade dos itens e a importância que eles têm na cesta de compras dos clientes.
Apoio e experiência em primeiro lugar
Cada vez mais importante nas vendas do varejo, a marca própria também faz parte das estratégias ESG do Carrefour. No último relatório de resultados divulgado, o Grupo se comprometeu a congelar preços dos itens até 10 de janeiro de 2022, uma forma de mostrar o comprometimento com a sociedade.
Além disso, junto às empresas que terceirizam o serviço de fabricação dos produtos, as auditorias anuais buscam garantir não apenas a qualidade de produção. Allan Gate explica: “As indústrias que nos fornecem passam por um processo rigoroso e precisam estar dentro dos padrões estabelecidos mundialmente pelo Grupo no que diz respeito à garantia de origem do produto, de responsabilidade social e ambiental, segurança e saúde no trabalho, entre outros pontos importantes”.
Nesse caminho, o Carrefour pretende utilizar dos conhecimentos interno e externo, bem como das informações de venda e penetração, para traçar um plano de aprimoramento e lançamento de produtos a fim de continuar apoiando o cliente e inovando para se diferenciar frente aos demais varejistas.
Fonte: Consumidor Moderno