Carrefour coloca na gôndola 8 marcas de empreendedoras negras

Leia em 2min 30s

Ação em parceria com a Afrobusiness estimula a equidade racial 

 

 

O conjunto de ações antirracistas promovido pelo Grupo Carrefour ganhou mais um reforço. Agora, unidades do Rio Grande do Sul e de São Paulo estão expondo com destaque produtos de pequenos negócios de afroempreendedores, como os cosméticos de Sheila Makeda e Shirley Leela, sócias da Makeda.

 

 A iniciativa, que faz parte de uma série de ações de estímulo à equidade racial e ao empreendedorismo negro, tem como propósito apresentar novos produtos e serviços para os clientes e oferecer ferramentas para ampliar o acesso e a visibilidade desses negócios no varejo.

 

Dentre as marcas incluídas nesta primeira etapa da ação estão: Makeda Cosméticos, especializada em produtos para cabelos crespos, cacheados e ondulados; Afra Design, responsável por produzir e comercializar a linha de papelaria étnico Inclusiva, como cadernos, agendas, planners, blocos de notas; DaMinha Cor, loja de toucas para natação para cabelos volumosos, entre outros produtos;  Madiba Pet, fabricante de acessórios para animais; e Made Tábuas, fabricante de tábuas de madeiras para churrasco e cozinha.

 

Além da exposição com destaque aos produtos, os donos das marcas passaram por 90 dias de mentorias oferecidas por profissionais do Grupo Carrefour em parceria com a Afrobusiness.

 

— Queremos a inclusão de pequenos afroempreendedores na carteira de fornecedores do Carrefour, seja para a inserção de produtos em nossas lojas ou na prestação de serviço. Para isso, demos todo o suporte técnico na área jurídica, além de consultorias para emissão de certificados e documentos, estudo para facilitações financeiras e direcionamento quanto a embalagem e rotulagem, e definição da estratégia da marca — explicou Tatiana Jorge, Gerente de Planejamento Comercial do Grupo Carrefour.

 

Além dos itens em exposição nas gôndolas das lojas físicas, os consumidores também poderão encontrar produtos de outros empreendedores negros à venda na internet, nas plataformas do Carrefour.

 

Conforme ranking divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados em 2021, o Grupo Carrefour lidera o segmento de supermercados no país,  com um faturamento bruto de R$ 74,7 bilhões registrado em 2020.

 

Empreendedoras

 

Sócia-diretora executiva da Makeda Cosméticos, Sheila Makeda disse estar feliz com a iniciativa e torcendo para que outros varejistas promovam iniciativas como a do Carrefour, de valorização dos afroempreendedores.

 

— Que ações como esta aconteçam de maneira frequente. Estamos na torcida para que todas as empresas sejam antirracistas na prática, oferecendo oportunidades de crescimento para cada um de nós — destacou.

 

— Penso que como mulher preta, aprendi muito durante os 90 dias de mentoria. Sempre soube que não era fácil estar presente nas grandes redes, mas essa era uma de minhas metas que, graças ao Carrefour, consegui conquistar. Seguimos esperando mais ações afirmativas, como esta, dentro das grandes empresas — avaliou Ana Cláudia Silva, CEO e founder da Afra Design.

 

Fonte: GZH


Veja também

Negócios do grupo Mateus se multiplicam com 4 novas lojas em fevereiro

Estabelecimentos de diferentes formatos serão inaugurados no Maranhão, Bahia e Pernambuco   O grupo...

Veja mais
Grupo Zonta anuncia a segunda inauguração de atacarejo em quatro meses

Unidade deve ser aberta ainda no primeiro semestre deste ano na Região Metropolitana de Curitiba    &...

Veja mais
Com hub no ABC, Sam’s desce a serra e faz delivery na praia

Pelo site, associado pode realizar as compras que serão entregues duas vezes por semana   O Sam’s Cl...

Veja mais
Avança a compra do BIG pelo Carrefour no Cade

Grupo Carrefour emitiu comunicado aos acionistas informando que a Superintendência Geral do Cade recomendou aprova...

Veja mais
Walmart investe em startup de flv sustentável

É o primeiro grande varejista americano a aplicar na produção especial de alimentos frescos  ...

Veja mais
Redes expandem e contratam centenas de colaboradores nas regiões Sul e Sudeste do país

Grupos varejistas utilizam vários formatos de loja para ganhar mercado e fidelizar o cliente   Redes super...

Veja mais
Rede Supermais prevê novas lojas para 2022

Grupo acaba de realizar sua primeira convenção de negócios, onde apresentou nova identidade corpora...

Veja mais
Dias de Feirinha em supermercado garantem economia, variedade e saúde no verão

Nutricionista do Prezunic dá orientações sobre como se alimentar bem nessa época do ano &nb...

Veja mais
Mateus inaugura supermercado na região amazônica

Abertura da loja acontece em área colonizada pelos japoneses há um século. Com mais essa inaugura&c...

Veja mais