Plano arrojado leva grupo Mateus a recorde de faturamento pelo segundo ano consecutivo

Leia em 4min 10s

Entenda os fatores determinantes para o resultado da varejista em 2021

 

Mesmo em um cenário de pressão inflacionária e ainda de pandemia, o Grupo Mateus comemora os resultados obtidos em 2021. Pelo segundo ano consecutivo a companhia, que acelerou sua expansão com a abertura de capital em 2020, registrou recorde de faturamento. Com uma estratégia ousada de adensamento de rotas e ocupação de novos estados do Nordeste, o Grupo inaugurou 44 lojas no ano passado.

 

Os resultados de lojas já existentes somados à maturação das lojas recém-inauguradas, renderam à empresa uma receita líquida de R$ 4,4 bilhões no 4T de 2021, um crescimento de 22%. Atingindo R$ 15,9 bilhões, a receita líquida do ano também cresceu 28%.

 

Os números positivos refletem a estratégia traçada pelo Grupo Mateus para ganhar capilaridade em novas praças e fortalecer sua presença em estados originais, onde já possui operações de varejo, atacado e eletro. Com planos de ocupar todos os estados no Nordeste nos próximos 10 anos, a companhia – que tem a logística como um dos seus pilares – possui 12 Centros de Distribuição, dois deles recém implantados, um em Cabo de Santo Agostinho- PE e outro em Feira de Santana-BA. Os CD’s, com localização estratégica, otimizam a operação, garantindo redução de custos e maior competitividade de mercado frente à players do mesmo segmento.

 

A multicanalidade e o pioneirismo na oferta de serviços em suas lojas de atacarejo, também são responsáveis pelo crescimento do Grupo Mateus e consolidação de mercado no Norte e Nordeste. No 4T de 2021 o EBITDA ajustado totalizou R$ 309 milhões, um aumento de 7%. No acumulado do ano, o esse indicador também cresceu 11,8%, chegando a R$ 1,1 bilhão.

 

Com um nível de endividamento líquido muito baixo (hoje a dívida representa apenas 0,14 vezes do EBITDA do ano), a empresa sofreu menos impactos com o aumento dos juros, em oposição a companhias com maior endividamento líquido.

 

Recapitulando momentos de destaque do ano passado, o CEO e fundador do Grupo Mateus, Ilson Mateus, cita além da abertura de uma segunda loja no estado do Ceará, a estruturação administrativa para avanço da empresa em estados novos do Nordeste. “Em maio, chegamos a um novo estado, o Ceará, onde já operamos duas lojas e, em agosto, anunciamos a criação da nova regional Nordeste, que levará nossas lojas para Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. Para dar suporte a essa expansão, trouxemos um time bastante qualificado, com vasta experiência de mercado, e tenho certeza de que, juntos, conseguiremos colocar em prática tudo o que imaginamos para a região e gerar mais valor para nossos funcionários, acionistas e fornecedores”, afirma.

 

Em sua divulgação de resultados do 4T 21, a Grupo Mateus também destaca o lucro líquido obtido no período. Com um crescimento de 7,6% em comparação ao 4T 20, o índice atingiu R$ 208 milhões. O lucro líquido ajustado do ano, desconsiderando o efeito das despesas não-recorrentes, totalizou R$ 866 milhões, com um crescimento de 11%.

 

“Pelo segundo ano consecutivo, atingimos novos recordes em indicadores operacionais e financeiros. Seguiremos com firmeza, sempre baseados nos pilares estratégicos que nos trouxeram até aqui: Logística, como ponto central do negócio; Multicanalidade e uma oferta de serviços superior em nosso setor, além, é claro, da continuidade do foco na formação de pessoas e na geração de oportunidades e desenvolvimento nas comunidades onde ingressamos”, concluiu o empresário Ilson Mateus.

 

DESTAQUES DO 4T 21/2021

 

  • Abertura de 44 lojas em 2021, das quais 23 foram em 14 novas cidades;
  • A receita líquida totalizou R$ 4,4 bilhões no 4T, um crescimento de 22%. A receita líquida do ano atingiu R$ 15,9 bilhões, um aumento de 28%;
  • O EBITDA ajustado do 4T totalizou R$ 309 milhões, um aumento de 7%. No acumulado do ano, o EBITDA ajustado cresceu 11,8%, para R$ 1,1 bilhão;
  • O lucro líquido do 4T atingiu R$ 208 milhões, um crescimento de 7,6% em comparação ao 4T 20. O lucro líquido ajustado do ano, desconsiderando o efeito das despesas não-recorrentes, totalizou R$866 milhões, com um crescimento de 11%.

 

O Grupo Mateus – O Grupo Mateus figura hoje no mercado como a maior rede varejista do Norte/Nordeste e a quartamaior empresa de varejo alimentar do Brasil. Presente nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Bahia e Pernambuco a empresa atua com operações no varejo de supermercados, atacarejo (“cash and carry”), atacado, móveis e eletrodomésticos, indústria de panificação, central de fatiamento e porcionamento. Atualmente, o Grupo Mateus possui 214 lojas em operação, sendo 67 de varejo, 46 de atacarejo e 101 de eletro. Por estado, são 123 lojas no Maranhão, 74 no Pará, 13 no Piauí, 2 no Ceará, 1 na Bahia e 1 em Pernambuco.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Rede especializada em FLV estende loja conceito para o interior de SP

Marca quer proporcionar experiência única ao cliente com enorme variedade de alimentos frescos, inclusive p...

Veja mais
Rede especializada em FLV estende loja conceito para o interior de SP

Marca quer proporcionar experiência única ao cliente com enorme variedade de alimentos frescos, inclusive p...

Veja mais
Walmart acelera automação do fulfillment e distribuição

Varejista redesenha infraestrutura tecnológica para dar suporte a um novo modelo de supply chain   Um...

Veja mais
Grupo catarinense ativa escalada de novos negócios para 2022

Plano de expansão prevê entrada em novo território e geração expressiva de empregos &...

Veja mais
Supermercados BH abre oitava unidade em três meses

Município escolhido vem se tornando polo de instalação de grandes empresas   Mais uma unidad...

Veja mais
O insaciável Assaí prepara uma nova rodada de inaugurações

Empreitada faz parte do plano de expansão da empresa, que mais que dobrou sua presença no varejo nos &uacu...

Veja mais
Grupo varejista desembarca em nova cidade do Sul do país

Unidade vai alavancar a economia regional com empregos e novas experiências aos clientes     Depois d...

Veja mais
Rede Muffato traça estratégias para atingir dois dígitos na Páscoa

Data comemorada na segunda quinzena de abril anima o grupo que já expõe uma infinidade de produtos para cr...

Veja mais
Pandemia segue mudando a dinâmica de abastecimento dos lares

Pesquisa revela as mais importantes movimentações na dinâmica entre os diferentes formatos   ...

Veja mais