Conheça as metas ambiciosas do novo gestor da Coop

Leia em 4min 30s

Executivo que está há 21 anos na entidade, assumirá a presidência no próximo dia primeiro

 

O economista Pedro Luiz Ferreira de Mattos assume a presidência da Coop (Cooperativa de Consumo) no próximo dia 1° de abril em substituição a Márcio Valle. Em entrevista, o executivo fala sobre os números da cooperativa e da meta de ampliar em cinco vezes as vendas através do e-commerce e passar dos atuais R$ 12 milhões para R$ 70 milhões a médio prazo. Por outro lado, a cooperativa pretende descontinuar os investimentos em postos de combustíveis e concentrar os esforços nos supermercados e drogarias.

 

Mattos tem 21 anos de Coop, ele começou em 2001 no conselho administrativo e atualmente é diretor financeiro. Ele vai assumir comando da cooperativa que tem atualmente 31 supermercados, 23 deles só no ABC; 49 drogarias e três postos de combustível. A Coop é a 18ª no ranking de supermercados da Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

 

Mattos explica que a Coop é mais que um supermercado, é uma cooperativa em que 80% dos clientes são sócios e estes criam uma conexão muito forte com os estabelecimentos. “Nosso contato não é de comprar e vender, é de criar conexões entre a indústria e o consumidor, o objetivo é ser competente nessa criação de conexão baseada no entendimento da necessidade do cliente para que ele se sinta acolhido e bem atendido”, diz.

 

A Coop incrementou em 45 vezes o volume de vendas digitais como outros setores também cresceram, por conta da pandemia, mas segundo Mattos ainda é possível melhorar esse mecanismo e fazer com que as vendas ainda cresçam pelo menos mais cinco vezes. “Saímos de uma operação de e-commerce pré-pandemia que era muito pequena. Se pegarmos a operação de e-commerce que a gente tinha em 2019 e compara com hoje a gente tem um crescimento de 45 vezes. Um crescimento assustador e assombroso, patrocinado por uma pandemia em que as pessoas, para se preservarem, aprenderam a fazer suas compras pelo comércio digital que veio para ficar porque as pessoas aprenderam e continuam usando. A grande dificuldade é que tivemos que colocar de pé uma operação rapidamente. Tínhamos uma operação que era o Coop Retira, em que a pessoa fazia uma compra de e-commerce e retirava na loja, e a gente passou a fazer o delivery e aí começou a crescer esse comércio digital, mas com uma baixa integração. O que está colocado como meta para este ano é unir as experiências de loja física com loja virtual em uma plataforma única. A gente tem um crescimento de mais 5 vezes para ser feito; temos hoje uma operação de aproximadamente R$ 12 milhões em e-commerce e a gente espera chegar a R$ 70 milhões”, projeta Mattos.

 

Foco

 

Segundo Pedro Luiz Ferreira de Mattos, a Coop deverá concentrar todos os esforços no supermercado e a drogaria, em detrimento a investir mais nos postos de combustíveis. Ele também não espera abrir novas lojas este ano, mas uma está prevista para o ano que vem.

 

“Temos uma loja contratada, mas com a construção vamos acabar por entregar no ano que vem. Vamos ter 10 drogarias adicionais este ano. O posto de combustível ficou pequeno dentro da operação da Coop; a gente construiu uma operação piloto, são três postos, mas que não se mostrou um negócio com o retorno e o vigor que a gente esperava. Ele não dá prejuízo, mas também não contribui estrategicamente para o nosso posicionamento, então a ideia é desinvestir nesses postos. A gente já tem alguns compradores com os quais estamos conversando e mais cedo ou mais tarde eles mudarão de dono. A gente prefere colocar toda a nossa energia nos três principais negócios; o supermercado, a drogaria e o negócio digital”, diz.

 

A rede pretende manter sua posição e o espaço conquistado no ABC, de onde é originária e tem sede administrativa em Santo André, mas os futuros investimentos devem focar também as cidades do interior do Estado, num raio de 200 quilômetros. “Vamos procurar oportunidades e pontos para continuar crescendo no ABC, mas o crescimento além dessa manutenção de share, tende a acontecer no interior. A gente já está em São José dos Campos (com 3 lojas), em Sorocaba (com duas), em Piracicaba (uma loja) e em Tatuí (duas), então vamos continuar procurando oportunidade de crescimento nestas regiões. Cidades acima de 50 mil habitantes estão no radar”, disse o futuro presidente da Coop.

 

Por fim, Mattos usa sua experiência como economista para previsões sobre o cenário macroeconômico que, para ele, não será muito bom para o país neste ano. “A gente não espera que a pressão inflacionária ceda, não tem cenário para isso. Poderia ser se fosse só uma saída da pandemia, mas com o conflito armado na Rússia certamente o impacto inflacionário acontece, seja pelo petróleo, seja pelas questões agrícolas. A Rússia é um grande produtor de trigo, Ucrânia grande produtora de milho e significa que isso vai subir de preço e tem também o custo da proteína que também vai subir, então não será um ambiente tranquilo este ano”, completa.

 

Fonte: Repórter Diário


Veja também

Rede investe R$ 15 milhões em nova unidade

Repleta de serviços, quadragésima unidade do grupo tem floricultura, peixaria, adega e comida japonesa &n...

Veja mais
Mix Mateus vai estrear em importante polo regional do Ne

Grupo detalha os recursos investidos no atacarejo que será entregue no mês que vem com 313 colaboradores &...

Veja mais
Grupo comemora expansão acelerada em 2022

Dois atacarejos entram em funcionamento no Triângulo Mineiro até maio   As inauguraçõe...

Veja mais
GPA inicia a venda de itens de supermercado nas plataformas do Magalu

Acompanhando os movimentos de mudanças de comportamento dos consumidores, que buscam modalidades de entregas cada...

Veja mais
Grupo Koch anuncia loja do Komprão Koch Atacadista em Itajaí

A unidade nº 46 do Grupo será da bandeira atacadista e deve gerar 180 vagas de trabalho. O investimento ser&...

Veja mais
Cervejas especiais têm 50% de desconto no Delivery Prezunic nessa quinta-feira (17/03)

Promoção inclui 18 rótulos de cinco marcas   Bem elaboradas e com dezenas de opç&otil...

Veja mais
Grupo lança dois novos formatos de negócio

Varejista multicanal comemora os 78 anos de fundação com vários projetos no prelo   Rede Coo...

Veja mais
Grupo de lojas gourmet inaugura supermercado em shopping paulistano

Unidade com padaria artesanal e uma adega com mil títulos começa a funcionar na próxima semana &nb...

Veja mais
Carrefour cumpre metas ESG no campo social

Inscrições vão até amanhã para o evento que irá envolver pessoas com defici&ec...

Veja mais