Supermercados buscam talentos em TI para acelerar transformação digital

Leia em 1min 50s

Varejistas como Albertsons e Walmart mudam seus processos de RH para atrair e reter talentos com viés tecnológico

 

A transformação digital do varejo vem provocando uma corrida das empresas por profissionais que, há pouco tempo, não estavam no mapa dos processos de recrutamento & seleção.

 

É o caso da área de TI: cada vez mais, os supermercados precisam se adaptar para contratar desenvolvedores, especialistas agile e outros profissionais que estão bem distantes do perfil tradicional das empresas.

 

A grande questão é que, nessa busca por profissionais de tecnologia para acelerar a transformação digital dos negócios, os supermercados precisam competir por talentos com empresas como Google, Facebook e Microsoft.

 

Por isso, muitas empresas estão revendo não apenas seus processos de contratação, mas toda a jornada de RH dos colaboradores. Afinal de contas, a requalificação profissional também pode ser um caminho importante para contar com uma força de trabalho adaptada às necessidades de um futuro digital.

 

Para o Walmart, que pretende ampliar seu time de tecnologia em 25% nos próximos anos, um caminho importante para atrair e reter talentos é deixar muito claro o que se espera de cada profissional – o que começa no título da vaga e passa por informar em que projetos os colaboradores irão se engajar inicialmente. “As pessoas entram nas empresas por causa dos projetos que vão desenvolver e dos problemas que irão resolver”, afirmou Anthony Soohoo, VP Executivo da divisão Casa do Walmart US, durante o Shoptalk, no mês passado nos EUA.

 

Na rival Albertsons, o caminho tem sido ligeiramente diferente: priorizar o crescimento individual de cada colaborador, na expectativa de que, se as pessoas encontrarem caminhos para se desenvolver, continuarão na empresa. Isso inclui o desenvolvimento de treinamentos formais e informais para ampliar as responsabilidades e experiências das equipes. Outro ponto importante é fazer os profissionais entenderem as mudanças que estão acontecendo na empresa. “Precisamos ter certeza de que as pessoas não estão ficando para trás nesse processo de transformação que tem ocorrido”, afirma Chris Rupp, VP Executivo e Chief Customer and Digital Officer da varejista.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Rede entrega 3 atacarejos em 2022 com recarga para carro elétrico

Próxima loja a ser aberta dispõe de 200 colaboradores, e para enxugar os custos, padaria conta com autosse...

Veja mais
Supermercado é inaugurado dentro de shopping no interior do PR

Oitava unidade da rede estreia propondo novas experiências aos clientes   O Shopping Cidade Maringá ...

Veja mais
Vem por aí uma grande expansão de rede de atacarejos

A primeira loja foi aberta em um shopping com sushi preparado na hora e a loja com itens japoneses Daiso     ...

Veja mais
Longe das lojas há dez anos, Grupo Sendas está nos bastidores

Rede pioneira no setor supermercadista segue em vertentes mais modernas do comércio varejista   Já ...

Veja mais
Perecíveis se tornam diferencial estratégico de supermercados

Principais redes americanas ampliam investimentos na área de fresh food para gerar fidelizaç&ati...

Veja mais
Grupo inaugura 40ª unidade no RS

Rede premiada pela Agas entrega nova loja na Região Metropolitana de Porto Alegre   A Rede UniSuper a...

Veja mais
Cumprindo metas, varejista abre 52º atacarejo

Loja vai oferecer um mix de dez mil produtos, muitos regionais, à população de consumidores finais,...

Veja mais
Rede inaugura primeiro cash & carry no Espírito Santo

Ampla loja com 5 mil metros quadrados de área de venda quer propiciar uma experiência agradável e re...

Veja mais
Grupo aplica R$ 50 mi em nova loja sustentável

Valorizando o verde e o bem-estar, o supermercado aprimorou a área Mundo Saudável aumentando a oferta e a ...

Veja mais