Mateus reforça expansão robusta para o ano

Leia em 2min

Companhia divulga balanço do primeiro trimestre com a abertura de 16 novas lojas

 

O Grupo Mateus registrou lucro líquido atribuído aos controladores de R$ 196,7 milhões no primeiro trimestre de 2022, avanço de 26,5% ante igual período do ano passado. A receita líquida da rede de varejo alimentar somou R$ 4,58 bilhões no período, crescimento de 36,2% na base anual.

 

Em termos brutos, o aumento foi de 36,1%, para R$ 5,17 bilhões, montante recorde, segundo o grupo, impulsionando pela expansão de lojas e pela maturação das demais unidades abertas no ano passado.

 

O faturamento bruto no trimestre foi impulsionando pelo atacarejo, somando R$ 2,51 bilhões, 37,6% acima do visto de janeiro a março de 2021. O segmento representou 49% da receita bruta.

 

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) chegou a R$ 262 milhões nos primeiros três meses de 2022, 25,2% acima do observado um ano antes. A margem do Ebitda caiu 0,5 ponto percentual (pp), a 5,7%.

 

A varejista destacou que abriu 16 lojas no trimestre, chegando a 218 em operação ao fim de março. O Grupo Mateus viu as despesas com vendas e administrativas avançarem 32,7% no período, para R$ 822,6 milhões, puxadas pelos custos com pessoal.

 

A varejista encerrou março com dívida líquida de R$ 425 milhões, acima dos R$ 162 milhões vistos ao fim de 2021, com uso de caixa para financiamento do projeto de expansão do grupo e diante a contratação de empréstimos ao longo do trimestre.

 

Ilson Mateus, CEO e fundador do Grupo, destacou que o 1T22 foi “um marco histórico para a trajetória do Grupo Mateus”. Segundo ele, a empresa deu um “um grande passo no plano de expansão, com a inauguração das três primeiras lojas na Região Nordeste”: “essas três lojas representam uma nova fase para nossa companhia e nos colocam em linha com nosso projeto de expandir nossas operações para todo o Norte e Nordeste”.

 

“Para o resto de 2022”, segue Ilson, “vamos dar segmento ao nosso robusto plano de expansão, consolidando a presença do Grupo em nossa região e gerando mais valor para nossos funcionários, acionistas e fornecedores”.

 

Fonte: Valor e Infomoney


Veja também

Conheça detalhes do balanço trimestral do Assaí

No período, grupo abriu cinco novas lojas, constrói sete unidades e inicia a conversão de 40 pontos...

Veja mais
À médio prazo, rede quer dobrar número de lojas

Grupo quer acelerar os negócios fidelizando um número maior de clientes com táticas modernas de ges...

Veja mais
Em pouco tempo, Assaí somará 10 lojas em pontos privilegiados no Ne

Expansão da rede se dá com a entrega de uma unidade no Centro de capital baiana   Com uma localiza&...

Veja mais
Confiança Supermercados lança campanha de Dia das Mães

A rede irá presentear as mamães que tiverem seus filhos em maio de 2022 com um kit de recém nascido...

Veja mais
Cencosud Brasil anuncia a compra da cadeia de atacado GIGA, no estado de São Paulo

  ·  Com isso, Cencosud entra no maior mercado do Brasil e da América do Sul ·  ...

Veja mais
Conheça os dados do balanço do Carrefour no 1º tri

Participação dos produtos marca própria na rede registrou vendas expressivas no período &nb...

Veja mais
Qual será o futuro do GPA?

Em teleconferência aos acionistas, o presidente Marcelo Pimentel adiantou os próximos passos da companhia ...

Veja mais
Clientes buscam promoções que sorteiam pagamento de boletos e um ano de supermercado grátis

Com inflação e perda do poder de compra, empresários adotam estratégias para fidelizar o con...

Veja mais
Condor sorteia viagens para o Dia das Mães

Angela de Oliveira Natal foi a primeira ganhadora da Promoção do Dia das Mães Condor, que est&aacut...

Veja mais