Conheça detalhes do balanço trimestral do Assaí

Leia em 1min 50s

No período, grupo abriu cinco novas lojas, constrói sete unidades e inicia a conversão de 40 pontos que eram do Extra

 

O Assaí registrou lucro líquido de R$ 214 milhões no primeiro trimestre deste ano, o que representa queda de 10,8% em relação ao mesmo período de 2021. A companhia afirma que a margem líquida de 1,9% confirma “a resiliência do modelo de negócio em um cenário de alta dos juros”.

 

A receita líquida avançou 21,1% no comparativo trimestral, para R$ 11,4 bilhões. A receita, como já anunciado pelo Assaí em sua prévia operacional, atingiu patamar recorde.

 

A companhia afirma que a receita reflete a performance das 32 lojas inauguradas nos últimos 12 meses e as vendas nas mesmas lojas, que avançaram 6,7% no trimestre. A área total de vendas somou 991 mil metros quadrados, alta de 22% no comparativo trimestral.

 

O Ebitda somou R$ 744 milhões entre janeiro e março, crescimento de 16,3% ante o mesmo período do ano passado. No critério ajustado, contabilizando o resultado de outras despesas e receitas operacionais, o Ebitda cresceu 17,3%, para R$ 752 milhões.

 

O resultado financeiro líquido ficou negativo em R$ 202 milhões, quase três vezes os R$ 70 milhões negativos registrados no primeiro trimestre de 2021.

 

O nível de alavancagem, medido pela razão entre a dívida líquida e o Ebitda ajustado, ficou negativo em 2,2 vezes no período. O Assaí afirma que o resultado é explicado pelo aumento do nível da dívida bruta em razão do maior patamar de investimentos e dos pagamentos relacionados à aquisição de pontos comerciais de hipermercados.

 

Os investimentos no período somaram R$ 3,54 bilhões, ante R$ 165 milhões no primeiro trimestre de 2021, e incluem cinco novas lojas, sete em construção e o início da conversão de 40 lojas de hipermercado Extra em Assaí.

 

Segundo o Assaí, o desempenho é resultado das dinâmicas comerciais e das iniciativas de controle de despesas adotadas pela companhia, que compensaram parcialmente o impacto da abertura recorde de lojas nos últimos 12 meses e a pressão gerada pelo contexto macroeconômico.

 

Fonte: Valor e Infomoney


Veja também

Mateus reforça expansão robusta para o ano

Companhia divulga balanço do primeiro trimestre com a abertura de 16 novas lojas   O Grupo Mateus registro...

Veja mais
À médio prazo, rede quer dobrar número de lojas

Grupo quer acelerar os negócios fidelizando um número maior de clientes com táticas modernas de ges...

Veja mais
Em pouco tempo, Assaí somará 10 lojas em pontos privilegiados no Ne

Expansão da rede se dá com a entrega de uma unidade no Centro de capital baiana   Com uma localiza&...

Veja mais
Confiança Supermercados lança campanha de Dia das Mães

A rede irá presentear as mamães que tiverem seus filhos em maio de 2022 com um kit de recém nascido...

Veja mais
Cencosud Brasil anuncia a compra da cadeia de atacado GIGA, no estado de São Paulo

  ·  Com isso, Cencosud entra no maior mercado do Brasil e da América do Sul ·  ...

Veja mais
Conheça os dados do balanço do Carrefour no 1º tri

Participação dos produtos marca própria na rede registrou vendas expressivas no período &nb...

Veja mais
Qual será o futuro do GPA?

Em teleconferência aos acionistas, o presidente Marcelo Pimentel adiantou os próximos passos da companhia ...

Veja mais
Clientes buscam promoções que sorteiam pagamento de boletos e um ano de supermercado grátis

Com inflação e perda do poder de compra, empresários adotam estratégias para fidelizar o con...

Veja mais
Condor sorteia viagens para o Dia das Mães

Angela de Oliveira Natal foi a primeira ganhadora da Promoção do Dia das Mães Condor, que est&aacut...

Veja mais