Com aquisição do BIG, grupo é dono da fatia de 25% dos super, hiper e atacarejos de todo o país
Com a efetivação da compra do Grupo Big, o Carrefour vai triplicar o seu número de lojas na Região Sul. Segundo comunicado enviado ao mercado, passará a ter cerca de 200 pontos de venda, que incluem supermercados, hipermercados e atacarejos. Lembrando que a aprovação da negociação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) condicionou à venda de 14 unidades no país. No Rio Grande do Sul, entram operações de Viamão, Santa Maria e Gravataí.
Nos próximos meses, grande parte dos hipermercados Big será convertida para bandeiras do Grupo Carrefour, sendo a maioria para Atacadão. No caso do Sams’s Club, a ideia é manter e entrar no novo modelo de negócios. Bandeiras locais também continuarão, como o Nacional, que dá nome a supermercados no Rio Grande do Sul.
“Com a conclusão da aquisição do Grupo BIG, um dos maiores negócios do varejo brasileiro, o Grupo Carrefour Brasil inicia uma nova etapa em sua trajetória de 47 anos no Brasil. O Grupo se posiciona como o maior empregador privado do país.”, diz o comunicado.
A combinação dos dois grupos nasce líder do varejo alimentício, com participação de 25% do mercado brasileiro.
Com a compra, o Carrefour terá mais de mil lojas no Brasil e 150 mil funcionários. Além disso, representará, sozinho, 25% do mercado varejista do país. O pagamento já ocorreu, alcançando R$ 7 bilhões. A aquisição adicionará R 2 bilhões anuais ao EBITDA ajustado do grupo a partir de 2025.
Fonte: Giane Guerra, GZH