Cencosud Brasil tem trimestre marcado por aquisição e remodelações em lojas no país

Leia em 2min 20s

Com a aquisição do Giga Atacado, companhia entra no principal mercado da América Latina e começa a operar em São Paulo

 

A Cencosud Brasil, um dos maiores grupos supermercadistas do país, ao qual pertencem as redes GBarbosa, Perini, Mercantil Atacado, Bretas, Prezunic, SPID e mais recentemente Giga Atacado, fechou o 2T22 com receita líquida consolidada de R$ 2,2 bilhões (R$ 1,8 bilhão no Varejo e R$ 403 milhões no Atacado) com aumento de 7,7% sobre o 2T21. No mesmo período, as vendas apresentaram um crescimento 6,5% quando comparadas ao 2T21, apesar da pressão inflacionária principalmente na área de alimentos e em menor extensão nas vendas de não alimentos, que também influenciaram a queda do poder de compra, bem como a base de comparação elevada.

 

O trimestre também foi marcado por um importante evento na história da companhia. Após 10 anos desde a última aquisição, o Giga passou a fazer parte da família Cencosud. A transação foi anunciada em maio de 2022, mas o controle das operações só ocorreu em 1° de julho, adicionando 10 lojas e um Centro de Distribuição ao portfólio das operações da empresa em território nacional e, em especial, a chegada ao mercado de São Paulo, principal da América Latina, com o formato de atacado.

 

Essa transação influencia diretamente o percentual de vendas da Cencosud Brasil, que passa de 18 para 30% das vendas totais provenientes do formato atacado, segmento que mais cresce no varejo brasileiro. Além disso, a companhia continua realizando migrações de lojas para este formato. Em junho, duas lojas da bandeira GBarbosa foram convertidas para Mercantil Atacado na cidade de Salvador (BA), Bahia, encerrando o trimestre com 38 lojas nesse formato.

 

Ainda como parte do processo de crescimento, foram abertas 3 novas lojas no trimestre, sendo a bandeira Spid responsável por duas delas, totalizando sete unidades ao final de junho, localizadas na cidade do Rio de Janeiro.

 

Nossa evolução no Digital continua acelerada, com crescimento da receita líquida de 66,1% no 2° trimestre quando comparado ao mesmo período do ano anterior e penetração nas vendas de 2,5%. Os programas de fidelidade de CRM atingiram patamares robustos de 4,0 milhões de clientes cadastrados, com aumento de 66,2% e uma identificação de 60,1% das vendas ao final de junho.

 

Para suportar as alavancadas de crescimento da companhia, os investimentos tiveram aumento de 171,7% no trimestre, atingindo R$ 99,5 milhões quando comparado ao 2T21. No acumulado do ano, essa cifra atingiu R$ 142,1 milhões, o que demonstra o forte comprometimento do grupo com suas operações no país.

Para mais informações sobre os resultados da Cencosud Brasil no 2T22, acesse: https://ri.cencosud.com.br/informacoes-financeiras/central-de-resultados/.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cencosud


Veja também

Top 12 no Ranking da ABRAS inaugura 52ª unidade

Rede quer chegar ao final do ano com dez lojas inauguradas ampliando ainda mais sua participação no Varejo...

Veja mais
Varejo americano reforça atuação étnica e multicultural

Em um país cada vez mais diverso, supermercadistas buscam diferenciação na oferta de itens dificilm...

Veja mais
Grupo regional fomenta expansão de atacarejo com novas obras ainda este ano

Unidade será inaugurada no primeiro semestre de 2023 gerando 100 empregos diretos   O Grupo Passarela...

Veja mais
Conheça os planos do CEO do Carrefour Brasil, Stéphane Maquaire, para 2023

Duas dezenas de atacarejos com aporte bilionário prometem acirrar a concorrência entre as grandes redes de ...

Veja mais
Câmara Americana do Comércio concede prêmio ao Lopes Supermercados

Rede participou de um pool de empresas focadas na redução do desperdício de alimentos   O&nb...

Veja mais
Carrefour contrata executiva para seu time de Gestão Inclusiva

Confira as prioridades da nova diretora da rede que conta com 150 mil colaboradores no país   O Grupo Carr...

Veja mais
Coop implementa novo modelo de gestão

Associação com quase 1 milhão de cooperados traça novas estratégias para ampliar divi...

Veja mais
Prezunic promove adoção de cães e gatos no Rio e Niterói

Ação é realizada em conjunto com instituições parceiras O número de c&atil...

Veja mais
Ebitda da Cencosud Brasil cresce 5,1% no 2T22 sobre 2T21

Entrar em SP com a aquisição do Giga Atacado foi o marco no período, quando as vendas cresceram 7,7...

Veja mais