Carrefour Brasil anuncia iniciativas para equidade racial e combate ao racismo

Leia em 3min 20s

Em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, a varejista tem o objetivo de ampliar as ações e entregas para o enfrentamento ao racismo, incluindo um curso superior inédito desenhado para profissionais de segurança privada e a inserção da empresa no movimento “Racismo Zero”.

 

 

O Grupo Carrefour Brasil, maior varejista e empregador privado do país com mais de 150 mil colaboradores, anuncia quatro novas iniciativas com o objetivo de promover a equidade racial, tanto na atuação da segurança privada quanto no incentivo ao desenvolvimento profissional e empreendedorismo de profissionais negros. São elas: uma parceria inédita entre um grupo varejista com a Universidade Zumbi dos Palmares, onde foi anunciado um curso superior para formar 90 profissionais em segurança privada; um edital de bolsas de estudos para a língua inglesa; o Afro Impacto Digital, focado na aceleração de startups de pessoas negras; e o Programa PODER, elaborado pela alta liderança negra da organização para o desenvolvimento profissional de colaboradores pretos e pardos da companhia.

 

“Assumimos a nossa responsabilidade no combate ao racismo e, de forma genuína e com humildade, realizamos nos últimos anos um processo profundo de aprendizado, buscando promover a mudança que queremos de dentro para fora. Este trabalho passa pela revisão de políticas, contratos e comportamentos, além de importantes sessões de letramento racial com todos os nossos colaboradores. Este momento marca um novo passo na construção de uma sociedade mais justa, rumo à equidade racial”, explica Maria Alicia Lima, Diretora Executiva de Relações Institucionais e Engajamento do Grupo Carrefour Brasil.

 

Para o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, a parceria com o Grupo Carrefour Brasil – primeira empresa varejista a se aliar com a instituição com um plano que propõe uma transformação na condução e compromissos quanto a questão racial – vem para somar esforços e mostrar para a sociedade que é fundamental o investimento em iniciativas que promovam a inclusão racial. “Com a qualificação de profissionais que atuam com segurança privada, conseguimos agregar valor significativo para os colaboradores e para a companhia com uma mudança consistente e propositiva, transformando, na medida do possível, as ações empregadas em uma agenda positiva ao invés de reativa”, conta o reitor.

 

“Se o Grupo Carrefour está empenhado em atuar como um agente de transformação, sempre encontrará na Zumbi dos Palmares um parceiro e um aliado, pois também estamos aqui para mudar e transformar vidas, principalmente de pessoas negras, inclusive dando acesso ao ensino superior”, complementa Vicente.

 

Já o Afro Impacto Digital é um programa de inovação aberta e afirmativa que aposta nas soluções desenvolvidas por startups de fundadores negros para a resolução de desafios enfrentados pelo Grupo Carrefour Brasil. O programa, desenvolvido pelo time de Inovação da companhia em parceria com a UP Lab, priorizará empresas em estágio inicial, cujos fundadores terão acesso, ainda, a um processo de mentoria e business design.

 

Também foram anunciadas 900 bolsas de estudos em inglês para pessoas negras, sendo 300 para o público geral e 600 para os alunos que já passaram pelo TransformaTec e InovaTec, programas da companhia para formação em tecnologia e capacitação em inovação, respectivamente. Os contemplados terão acesso a um conteúdo exclusivo focado na língua inglesa pelo período de um ano e, ao final do curso, os 12 alunos que mais se destacarem ganharão uma viagem para experiência imersiva na Cidade do Cabo, capital da África do Sul.

 

“Desde que assumimos a liderança do setor varejista e a posição de maior empregador privado do país, reconhecemos a nossa responsabilidade e entendemos o quanto nossos investimentos e ações podem ser agentes transformadores da sociedade. Ainda há muito a avançar e o caminho é cheio de desafios, mas seguiremos firmes no propósito de promover a equidade racial”, finaliza Maria Alicia.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Rede Bom Lugar inaugura segunda loja em Alumínio, SP

Proximidade com público e variedade de produtos são valores presentes na Rede   Com a proposta de s...

Veja mais
GoodBom Supermercados projeta alta de 15% nas vendas de Páscoa

Crescimento está dentro da perspectiva da ABRAS; procura por ovos de páscoa e itens de peixaria impul...

Veja mais
Atacadão inaugura mais uma loja no estado de São Paulo

Unidade fica em Taboão da Serra e é a segunda na cidade; rede é a única presente em todos os...

Veja mais
Estudantes da rede pública participam de concurso do Grupo Pereira

Rede Comper quer estimular a criatividade das crianças e contribuir na melhoria das escolas, que concorrerã...

Veja mais
Covabra Supermercados inaugura segunda unidade em Leme

Com cerca de 2 mil metros quadrados, a nova loja, localizada no bairro Barra Funda, abriu as portas nesta quinta-feira, ...

Veja mais
Mart Minas repassou R$ 8 milhões para projetos socioculturais

Rede contempla três frentes de investimento social e teve excelente resultados em 2022     Em 2022, a...

Veja mais
Cesta do Povo inaugura a 51ª unidade em Salvador, BA

Com 600 metros e climatização, o supermercado de vizinhança oferece preço baixo e qualidade ...

Veja mais
Páscoa: redes de supermercado investem em produtos de marca própria

Produção artesanal e novas opções de sabores são o destaque de St. Marche, Dia e Prez...

Veja mais
Assaí completa 50 conversões em menos de um ano

Oito meses após a conversão do Assaí Ceilândia, em Brasília, no Distrito Federal, o at...

Veja mais