Grupo Pereira irá contratar profissionais 50+

Leia em 4min 30s

Campanha realizada de 1º a 7 de maio irá oferecer 2.500 vagas em todos os estados onde o Grupo atuasomente para profissionais nesta faixa de idade

 

Na semana em que é comemorado o Dia do Trabalho, 1º de maio, o Grupo Pereira lança uma campanha de contratação exclusiva para pessoas que com mais de 50 anos e que estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho. Serão oferecidas 2.500 vagas, que vão do operacional ao administrativo ou ainda de atendente de caixa a gerente, em todos os estados onde há atuação do Grupo, como Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Para se candidatar, basta fazer o cadastro em uma das mais de 100 unidades da empresa espalhadas pelo país ou se inscrever neste link até o dia 7 de maio.

 

Hoje, a população de 50 a 59 anos corresponde a 11,4% da população, e 60 anos ou mais, 14,7%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dentro das empresas, porém, os números são diferentes: na grande maioria das companhias, esses profissionais representam apenas de 3 a 5% do quadro de colaboradores, de acordo com a consultoria Maturi. Apesar do etarismo ser uma forma de preconceito velada no mercado de trabalho, os números não mentem: 1 em cada 4 profissionais já foi demitido por conta de sua idade, segundo pesquisa realizada pelo Vagas.com, Colettivo e Talento Sênior.

 

No Grupo Pereira o cenário é diferente. Somente em 2023, mais de 200 colaboradores acima dos 50 anos já foram contratados pela companhia. Atualmente, o sétimo maior grupo supermercadista do Brasil possui em seu quadro de colaboradores quase duas mil pessoas 50+, ou seja, 12% do total – mais do que o dobro registrado no mercado. “Acreditamos que as organizações precisam acelerar o processo de disseminação de uma cultura cada vez mais inclusiva e é isso que procuramos fazer sempre. Precisamos enxergar esse tipo de contratação como uma oportunidade estratégica, já que a população está envelhecendo de forma acelerada. Esse processo de inclusão torna a empresa mais diversa e consciente de seu papel. Para nós, é uma mão-de-obra que entrega, é produtiva e engajada, capaz de contribuir para a inovação nos negócios”, revela Paulo Silva, diretor de Gente & Gestão do Grupo Pereira.

 

Campanha

 

O objetivo da campanha de contratação 50+ é, além de expandir o número de colaboradores, dar oportunidade para pessoas que querem continuar produzindo e que encontram entraves no mercado de trabalho por conta da sua idade.

 

“O perfil das pessoas 50+ se transformou muito ao longo das últimas décadas: estão cada vez mais ativas, ‘antenadas’ com as inovações do mercado de trabalho, aptas a assumir qualquer tipo de função dentro das organizações. Além de dar oportunidade a esses profissionais, acreditamos que a contratação de pessoas 50+ traz experiência às práticas do dia a dia, segurança e diferencial estratégico, algo que só a maturidade e a vivência são capazes de trazer, permitindo também a troca de experiências com pessoas de outras idades e momentos diferentes de vida. É também uma forma de promover a diversidade geracional dentro da empresa, algo tão fundamental atualmente, que ajuda na tomada rápida de decisão, inteligência emocional, confiança diante dos desafios e liderança, skills que apenas a experiência traz”, complementa Paulo Silva.

 

Histórias

 

Há 24 anos, Antonio de Figueiredo Brito, de 83 anos, faz parte do Grupo Pereira. Trabalhando na unidade do Jardim dos Estados, em Campo Grande (MS), ele é um dos colaboradores mais antigos do Grupo. Aos 59 anos, Antonio foi contratado como gerente da unidade, onde se destacou pelo cuidado com os clientes e a atenção com toda a equipe de colaboradores. “É um ambiente de trabalho muito agradável, por isso escolhi ficar tantos anos na loja”, relata ele. Até hoje, aos 83 anos, ele é presença garantida nos corredores da loja. “O relacionamento com o cliente é minha parte favorita da rotina de trabalho. O trabalho aqui me faz sentir na ativa, mais vivo”, afirma ele. Não é à toa que, hoje, ele é chefe de atendimento aos clientes.

 

Quem também faz parte do quadro de colaboradores 50+ do Grupo Pereira é Lúcia Thalita Rodrigues Teller, de 73 anos, contratada em janeiro deste ano. Moradora de Santa Catarina, ela trabalhava em uma loja em frente ao Fort Atacadista. “Precisei fazer uma viagem de emergência por motivos de saúde familiar e, quando voltei, meu chefe me dispensou. No mesmo dia, o gerente do Fort de Campeche me convidou para trabalhar na unidade”, conta. “Eu acho bacana que o Grupo Pereira dá oportunidade às pessoas da Terceira Idade. Tenho ótima convivência dentro da empresa, e em todo o ambiente de trabalho é uma equipe muito receptiva”, completa. E os planos estão bem longe da aposentadoria. “Eu já tenho 73 anos, mas se eu conseguir ficar até os 80, garanto que vou ficar”.

 

Redação SuperHiper


Veja também

Mercantil Atacado comemora 62 anos

Para celebrar o aniversário, rede realiza campanha para presentear clientes   Em comemoração...

Veja mais
Programa Jovem Aprendiz prepara estudantes para o mercado de trabalho

Bretas dá oportunidade para a primeira experiência profissional de jovens em formação  ...

Veja mais
Carrefour Brasil registra crescimento de 5,7% em vendas no 1º trimestre de 2023

Marcado por um ambiente desafiador, resultado foi impulsionado pela consolidação do Grupo BIG, totalizando...

Veja mais
Prezunic coleta garrafas de vidro para reciclagem com cashback para clientes

  Parceria da Cencosud com grupos Seiva e Heineken chega ao Rio com instalação de máquinas em...

Veja mais
Grupo Koch inaugura nova unidade do Komprão em Camboriú

Nova loja será inaugurada no dia 27 de abril, e amplia a atuação da rede no litoral do estado de Sa...

Veja mais
Atacadão inaugura mais uma loja no Rio de Janeiro

Rede de maior abrangência nacional inaugura sua 26ª loja no estado, resultado de conversão, e amplia s...

Veja mais
Com crescimento, atacarejos investem na fidelização dos clientes

Pesquisa feita pela NielsenIQ aponta que segmento representa 69% do mercado, e agora redes investem em inovaç&oti...

Veja mais
Grupo Pereira inaugura primeira farmácia SempreFort em MS

Essa é a primeira farmácia inaugurada em uma unidade do Supermercados Comper e representa a 107ª unid...

Veja mais
Hipermercado Carrefour inaugura três lojas na Paraíba

Dando continuidade à robusta estratégia de expansão do Grupo Carrefour Brasil, as cidades de Campin...

Veja mais