Para melhorar experiência do cliente nas lojas, redes como Walmart investem em tecnologia para digitalizar PDV
Por Renato Müller
Para transformar a experiência do cliente nas lojas físicas, redes americanas de supermercado estão investindo na tecnologia de Realidade Aumentada. Para um setor que vem convivendo com inflação alta (para os padrões de lá), dificuldade de contratação de pessoal e pessimismo dos consumidores sobre a economia, essa é uma forma de trazer novidades e criar frescor nos pontos de venda.
Por mais que o e-commerce tenha avançado nos últimos anos, dados da National Retail Federation (NRF) mostram que cerca de 70% das vendas do varejo americano acontecem nas lojas físicas. Nos supermercados, esse número é ainda mais elevado. A digitalização da jornada de compra, porém, é uma realidade – e o varejo precisa criar formas de fazer com que os consumidores se envolvam mais na experiência de consumo para comprar mais.
É onde surge a Realidade Aumentada. A tecnologia, que coloca objetos ou ambientes virtuais sobre imagens reais, tem sido testada pelos supermercados para reforçar aspectos como a descoberta de produtos, a personalização da experiência e a busca por produtos dentro da loja física. O Walmart, por exemplo, está utilizando filtros no seu aplicativo para que os consumidores possam apontar seus celulares para as prateleiras e escolher produtos de acordo com suas preferências de marca, ingredientes ou descontos.
No Reino Unido, a tecnologia também vem criando ambientes de loja mais divertidos. A Tesco, líder supermercadista local, conta com o aplicativo AR Discover, que permite que as crianças (e os adultos, por que não?) tirem selfies com os personagens do desenho Frozen, da Disney. Já na rede de lojas de departamentos Marks & Spencer, o List & Go é um app que mostra no celular o caminho que deve ser percorrido para comprar os produtos que estão na lista de compras. Usando o telefone, os clientes descobrem qual é a rota mais curta para comprar o que precisam.
Redação SuperHiper