Supermercados apostam em Realidade Aumentada

Leia em 1min 40s

Para melhorar experiência do cliente nas lojas, redes como Walmart investem em tecnologia para digitalizar PDV

 

Por Renato Müller

 

Para transformar a experiência do cliente nas lojas físicas, redes americanas de supermercado estão investindo na tecnologia de Realidade Aumentada. Para um setor que vem convivendo com inflação alta (para os padrões de lá), dificuldade de contratação de pessoal e pessimismo dos consumidores sobre a economia, essa é uma forma de trazer novidades e criar frescor nos pontos de venda.

 

Por mais que o e-commerce tenha avançado nos últimos anos, dados da National Retail Federation (NRF) mostram que cerca de 70% das vendas do varejo americano acontecem nas lojas físicas. Nos supermercados, esse número é ainda mais elevado. A digitalização da jornada de compra, porém, é uma realidade – e o varejo precisa criar formas de fazer com que os consumidores se envolvam mais na experiência de consumo para comprar mais.

 

É onde surge a Realidade Aumentada. A tecnologia, que coloca objetos ou ambientes virtuais sobre imagens reais, tem sido testada pelos supermercados para reforçar aspectos como a descoberta de produtos, a personalização da experiência e a busca por produtos dentro da loja física. O Walmart, por exemplo, está utilizando filtros no seu aplicativo para que os consumidores possam apontar seus celulares para as prateleiras e escolher produtos de acordo com suas preferências de marca, ingredientes ou descontos.

 

No Reino Unido, a tecnologia também vem criando ambientes de loja mais divertidos. A Tesco, líder supermercadista local, conta com o aplicativo AR Discover, que permite que as crianças (e os adultos, por que não?) tirem selfies com os personagens do desenho Frozen, da Disney. Já na rede de lojas de departamentos Marks & Spencer, o List & Go é um app que mostra no celular o caminho que deve ser percorrido para comprar os produtos que estão na lista de compras. Usando o telefone, os clientes descobrem qual é a rota mais curta para comprar o que precisam.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Cravil inaugura nova estrutura do Supermercado e Loja Agrícola

Unidade tem mais de 9 mil metros de área construída em Taió   Presente no município d...

Veja mais
Beleza nos supermercados: mais produtos para atender aos consumidores

Marcas de produtos para cabelos e pele buscam novos canais de vendas em aproximação com o setor supermerca...

Veja mais
Supermercados Rondon apresentam o novo aplicativo

Meu Rondon reúne diversos recursos para otimizar a rotina dos consumidores na palma da mão   Os Sup...

Veja mais
Dia incentiva o consumo consciente de alimentos saudáveis

Posicionamento global Comer Melhor a Cada Dia tem foco na alimentação saudável e acessível ...

Veja mais
Tesco retira 2 bilhões de plásticos das prateleiras

Empresa adota posicionamento “4R” para diminuir impacto ambiental de sua cadeia de suprimentos   Por ...

Veja mais
Grupo Carrefour Brasil inaugura novo campus, em Alphaville

Espaço conta com áreas trabalho e convivência em toda a sua extensão   Valorizar os mo...

Veja mais
Mercado atacadista apresenta oportunidades e muitos desafios

Saiba identificar e superar os problemas desse setor que está em plena ascensão no país   Fa...

Veja mais
Top Max Atacarejo investe R$ 50 milhões abre 500 vagas de emprego na Serra, ES

Empreendimento do Grupo ABR está em construção e será inaugurado em breve   O Top Max...

Veja mais
Bretas comemora 69 anos com “Aniversário Premiado”

Promoção vai sortear vales-compras, motos, Iphones e ainda dois pix de R$ 50 mil O Bretas, rede varejis...

Veja mais