Posicionamento global Comer Melhor a Cada Dia tem foco na alimentação saudável e acessível
O Dia anunciou o lançamento do “Comer Melhor a Cada Dia”, seu novo posicionamento global, que tem como premissa ajudar a diminuir as barreiras alimentares e tornar a comida saudável acessível a todos. Esta iniciativa está presente nos quatro países nos quais o Grupo opera – Espanha, Argentina, Brasil e Portugal – e o seu foco é sensibilizar e incentivar as pessoas, independentemente do local onde vivem ou do seu orçamento, a optar por uma alimentação variada e mais saudável todos os dias.
“No Dia, acreditamos que uma alimentação saudável deve estar ao alcance de todos, independentemente do poder aquisitivo. Queremos que as pessoas entendam que é possível comer melhor a cada dia”, afirmou Martín Tolcachir, CEO Global do Grupo Dia, durante a apresentação do programa em Madrid, na presença de representantes das principais associações e fundações locais e globais.
Uma alimentação saudável é aquela que fornece os nutrientes e a energia necessários de forma equilibrada e variada, dando prioridade a produtos frescos e reduzindo o consumo de alimentos processados, açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.
“Ter uma dieta equilibrada nem sempre é fácil ou prioridade. Uma das barreiras alimentares está relacionada a questões geográficas, econômicas ou socioculturais. São fatores que, isolados ou combinados, afetam a forma como nos alimentamos: desde a falta de acesso a produtos frescos, até dificuldades financeiras. Mas, em alguns casos, a falta de informação ou a dificuldade em mudar os hábitos são decisivos. E são nestes pontos que queremos e podemos atuar”, explicou Pilar Hermida, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo Dia.
Uma causa com impacto real
A proximidade está no DNA e na proposta de valor do Grupo Dia. Por esta razão, entre as 15 áreas de trabalho do Plano de Sustentabilidade 2021-23, a acessibilidade alimentar é uma das prioridades. “O Dia é mais do que um serviço essencial, é proximidade, e graças à nossa proposta de valor única e à força da nossa capilaridade, temos a oportunidade e a responsabilidade de direcionar o nosso trabalho para um objetivo com um impacto real na sociedade”, acrescentou Tolcachir.
As barreiras alimentares e a falta de conhecimento sobre a importância de seguir uma dieta equilibrada têm um impacto direto nos hábitos das pessoas. Analisando o contexto dos países onde o Dia opera, é possível destacar duas questões sociais comuns: elevadas taxas de obesidade e, simultaneamente, dificuldade no acesso aos alimentos.
Para compreender melhor estes problemas a empresa, em parceria com a Universidade de Zaragoza, da Espanha, além de outros parceiros acadêmicos, promoveu uma série de estudos que permitiu encontrar um ponto-chave de convergência: uma vez garantido o acesso aos alimentos (geográfica e socioeconomicamente), o conhecimento é o ponto diferencial para que uma pessoa possa seguir uma alimentação saudável.
É por isso que, tendo em vista este cenário o posicionamento Comer Melhor a Cada Dia vai trabalhar em três pilares:
Acessibilidade: garantir que os alimentos sejam geográfica e economicamente acessíveis.
Conhecimento: divulgar e educar as pessoas sobre a importância de seguir uma dieta equilibrada
Frequência: ajudar as pessoas a consolidar bons hábitos alimentares, sendo uma fonte que disponibiliza estes produtos.
Para promover as frentes de conhecimento e frequência, a empresa está disponibilizando em todos os canais, revista digital e redes sociais informações e guias para uma dieta equilibrada, além de receitas rápidas e fáceis em formato de vídeo ou texto e outras dicas.
Redaçaõ SuperHiper