Carrefour anuncia resultados acima do esperado e ações disparam

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Crescimento da carteira foi impulsionado por novos clientes do crédito; vendas tiveram alta de 10%

 

O Carrefour Brasil (CRFB3), divulgou na noite de terça, 25, que registrou baixa de 95,2% no lucro líquido ajustado no segundo trimestre de 2023 em relação a igual período do ano passado, saindo de R$ 600 milhões para R$ 29 milhões. Mesmo “fracos”, os resultados foram superiores ao que o mercado esperava, o que fez as ações da empresa dispararem.


“Os resultados de Carrefour Brasil no segundo trimestre foram fracos, com uma dinâmica macro ainda desafiadora e continuação das tendências de baixa lucratividade no BIG. No entanto, os números superaram todas as nossas expectativas”, avalia o Itaú BBA.

 

“O Grupo Carrefour Brasil registrou crescimento de receita de 9,7% no 2T, impulsionado pela expansão de lojas em meio à desaceleração da inflação de alimentos e sobre uma base de comparação difícil, que impactou o crescimento de mesmas lojas. A rentabilidade foi resiliente, refletindo a força do nosso modelo de negócios. Em junho, concluímos a conversão de todas as 129 lojas BIG para as bandeiras Carrefour – cinco a mais do que o planejado inicialmente – seis meses antes do previsto. Agora estamos iniciando um novo capítulo, focado na maturação das lojas convertidas e na captura das sinergias da transação. Durante o trimestre, também realizamos importantes transações. Como parte da estratégia de 2026 para cristalizar o valor dos ativos maduros, fechamos a operação de sale and lease-back envolvendo cinco lojas e quatro centros de distribuição no valor total de R$ 1,2 bilhão” relatou o CEO Stéphane Maquaire em comunicado à imprensa.

 

Resultados do trimestre

 

O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado foi de R$ 1,339 bilhão, queda anual de 21,7%. Isso levou a uma queda da margem Ebitda ajustada de 2,0 p.p. (pontos percentuais), para 5,2%. As vendas líquidas somaram R$ 25,954 bilhões no segundo trimestre deste ano, crescimento de 8,1% na comparação com igual etapa de 2022.

 

O volume bruto negociado (GMV, na sigla em inglês) total do e-commerce atingiu R$ 2,0 bilhões no 2T23, crescendo 30,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado tanto por alimentar – destaque para o desempenho 1P com crescimento de +53,7% na base anual – quanto por não-alimentar, que cresceu 13,7% na base anual.

 

Expansão e abertura de lojas


O plano de expansão do Grupo Carrefour Brasil também segue e a previsão para o segundo semestre é abrir mais três unidades orgânicas do Atacadão, totalizando 15 inaugurações somente em 2023. Além disso, três novas lojas do Sam’s Club serão inauguradas no modelo de lojas combo – duas lojas de bandeiras diferentes em um mesmo espaço comercial. O Grupo está avançando no projeto de lojas “combo” envolvendo suas unidades de negócios com o intuito de explorar áreas de vendas e tráfego de clientes e apostando na sinergia de seus negócios. Hipermercados Carrefour e lojas do Atacadão, líder no setor de atacarejo no país, passarão a receber em seus terrenos lojas do Sam’s Club. As primeiras unidades com esse perfil vão sair do papel ainda este ano, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.

 

Estratégia de ESG

 

O Grupo Carrefour baseia a sua estratégia em 3 pilares principais: Combate à fome e desigualdades, diversidade e inclusão e Proteção do Planeta e Biodiversidade. No pilar combate à fome e desigualdades, o Grupo Carrefour Brasil vem fortalecendo o exitoso projeto da Escola Social do Varejo (ESV). No último trimestre, o programa foi lançado no Morro do Caju (Rio de Janeiro) em parceria com a Fundação Gol de Letra, com o objetivo de preparar os jovens em condições de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. Ainda nesta frente, firmamos uma importante parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, para empregar 6 mil beneficiários do Programa Bolsa Família. Essa iniciativa já começou com contratações nos estados do Piauí, Pará e Ceará.

 

No que se refere à diversidade e inclusão, o Grupo vem desenvolvendo uma estratégia de gestão inclusiva e investindo no desenvolvimento e crescimento profissional dos colaboradores. Entre as medidas adotadas, no último trimestre foi lançado a nova turma do ELLAs – programa de aceleração de carreira feminina que já alcançou mais de mil colaboradoras – além do programa P.O.D.E.R – voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional de 500 colaboradores negros e negras de todo o País.

 

No pilar de proteção de florestas e biodiversidade, temos implementado um plano rigoroso de monitoramento e controle de toda carne comprada pelo Grupo, pelas diferentes unidades de negócio. Todos os 20 fornecedores frigoríficos atualmente ativos estão em conformidade com os processos, realizando o monitoramento da carne e submetidos a uma dupla checagem realizada a cada lote enviado ao Grupo. Neste trimestre, foram analisados mais de 8,7 milhões de hectares relacionados a 8.099 fazendas originárias de gado e que venderam animais aos frigoríficos, representando 100% do volume comprado no mesmo período. Atualmente, 8 frigoríficos fornecedores estão bloqueados por não atenderem os critérios de compra do Grupo.

 

Crescimento da carteira impulsionado por novos clientes do Grupo BIG

 

O faturamento total no 2 trimestre foi de R$ 14,7 bilhões, alta de 13,4%, impulsionado pelo crescimento de dois dígitos dos cartões de crédito Atacadão e Carrefour. A empresa reportou o investimento de R$ 49 milhões na aquisição de clientes. A carteira de crédito é de R$ 21,3 bi, alta de 27%. O EBITDA ajustado ex-BIG ficou em R$ 259 milhões.

 

“O Grupo Carrefour Brasil tem implementado esforços para aumentar a eficiência e impulsionar o crescimento e a rentabilidade, à medida que as lojas recém-integradas maturam, e está bem posicionado para se beneficiar de um ambiente macro que deve apresentar uma queda gradual das taxas de juros e, retomada do consumo. Com sua diversidade de formatos, ecossistema de serviços e oferta competitiva de produtos, o GrupoCarrefour Brasil tem capacidade incomparável para atender todas as necessidades dos clientes no mercado brasileiro”, concluiu o executivo.


Redação SuperHiper 

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