Varejista desenvolve iniciativa de upskilling para seus 320 mil colaboradores no mundo e quer disseminar cultura digital no negócio
Por Renato Müller
O grupo varejista francês Carrefour, maior player do mercado brasileiro com um faturamento de R$ 108 bilhões em 2022, está desenvolvendo uma iniciativa global para transformar seus negócios no mundo todo. Até 2026, a empresa quer se tornar digital first – e, para isso, os colaboradores terão um papel fundamental. Com 12 mil lojas e 360 mil colaboradores em 30 países, a empresa entende que precisa “fechar o gap digital” entre a sede da empresa e o chão de loja, que é onde a maior parte do time se encontra.
Para se tornar digital, o Carrefour está empreendendo um programa de capacitação de suas equipes. A iniciativa “Tous Digital” tem como meta equipar cada colaborador com a educação digital necessária para o futuro e desenvolver uma cultura de digitalização. “As pessoas são nosso maior ativo. Estimular seu crescimento não é só um compromisso nosso: é um imperativo estratégico”, afirma Zoe Grandon, gestora de transformação de Recursos Humanos do grupo.
O programa “Tous Digital” está conectado a uma experiência imersiva e gamificada, a partir de um ambiente 3D no qual as equipes recebem treinamentos de uso de tecnologia e capacitação digital. “Tecnologia hoje é fundamental para criar experiências que conectem e gerem engajamento com os clientes”, comenta a gestora.
Nos últimos meses, 60 mil colaboradores passaram pelo programa, que tem a ambição de treinar todo o time até o fim do ano que vem. A empresa já estuda uma segunda rodada do “Tous Digital” e avalia tecnologias para dar apoio aos programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Um exemplo é a realização de um evento de 4 dias em parceria com o Google em seu QG na França, incluindo temas como IA Generativa.